XEQUE-MATE

Saúde do trabalhador

Jary Mércio
03/05/2023 às 09:25.
Atualizado em 03/05/2023 às 09:25
Sob o comando de Cecílio Santos (PT), Câmara de Campinas promove a 1ª Parte da 25ª RO sobre a saúde do trabalhador (Câmara Municipal de Campinas)

Sob o comando de Cecílio Santos (PT), Câmara de Campinas promove a 1ª Parte da 25ª RO sobre a saúde do trabalhador (Câmara Municipal de Campinas)

A saúde do trabalhador é tema de debate, nesta quarta-feira a partir das 17 horas, na primeira parte da sessão ordinária da Câmara de Campinas. Participarão da conversa o presidente da Fundacentro, o médico e ex-vereador Pedro Tourinho (PT); e o militante da Pastoral Operária, Antonio Barbosa dos Santos, conhecido como Barbosinha. A iniciativa e coordenaçao do debate é do vereador Cecílio Santos (PT). Ele considera que este é um “momento oportuno para discutir a saúde dos trabalhadores diante dos novos desafios do mundo do trabalho, incluindo a discussão da saúde mental.” 

Ansiedade e depressão 

“Os casos de ansiedade e de depressão indicam que há um adoecimento provocado pelas condições de trabalho e isso precisa ser debatido com a sociedade e as soluções devem ser buscadas conjuntamente”, destaca o vereador petista. A Fundacentro é um órgão do Ministério do Trabalho que atua no campo de pesquisas sobre a saúde do trabalhador. A Pastoral Operária da Arquidiocese de Campinas faz parte das Pastorais Sociais da Comissão para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

FRASE

"Considero invasão de terra produtiva tão danosa quanto a invasão do Congresso Nacional"

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, em encontro com a Frente Parlamentar da Agropecuária, nesta terça-feira, em Brasília

Vices humildes

“Se pesquisar na história de Campinas, os dois únicos vice-prefeitos de origem humilde, vindos da classe da trabalhadora, talvez sejamos eu e esse amigo aqui, o Chico”. A frase é do vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, o Wandão (PSB). E o Chico, no caso, é o ex-presidente do PDT-Campinas, Francisco Soares de Souza, o Chico Frentista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustível de Campinas e que ocupou o cargo de vice-prefeito do município em 2012, na gestão de Pedro Serafim, então no PDT. Chico Frentista filiou-se ao PSB de Wandão no último sábado, a convite do viceprefeito.

Carteira assinada

A Prefeitura de Campinas nomeou nesta terça-feir mais 61 servidores aprovados em concursos públicos. Os profissionais, maioria das áreas da saúde e da educação, vão ampliar as equipes que atendem a população. A relação dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial, no www.campinas.sp.gov.br/ diario-oficial/).

O preço da morte

A Setec, autarquia que faz a gestão dos cemitérios municipais em Campinas, publicou no Diário Oficial do Município, nesta terça-feira, a abertura de chamamento público para 36 sepulturas no Cemitério da Saudade. O preço de cada jazigo é de R$ 28.761,78. Há cinco anos a autarquia não tinha jazigos para vender para a população.

Abandono

A oferta desses espaços está sendo feita após um levantamento da autarquia, que identificou sepulturas em estado de abandono por falta de manutenção. Com as informações, a Setec procurou os responsáveis por telefone e fez publicações no Diário Oficial convocando-os para prestar informações.

Crime

O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PTCE), acusou o Google, nesta terça-feira, de adotar uma “posição criminosa” na discussão sobre o PL das Fake News. Na segunda-feira, dia 1º, a empresa intensificou a campanha contra a proposta e incluiu, em sua página inicial, um link para um artigo contra a medida. A pressão contra o projeto ameaça a votação no plenário da Casa. Deputados bolsonaristas, bancadas conservadoras e empresas de tecnologia como Google, Facebook e TikTok aumentaram a mobilização para barrar o andamento do projeto, levando mais deputados a se posicionar contra a mudança na lei.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por