Paiva falou dos projetos do governo estadual na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Rodrigo Zanotto)
O Secretário Estadual da Saúde Eleuses Paiva, esteve em Campinas reunido com os agentes da Secretaria das Regiões Administrativas de Campinas, São João da Boa Vista e Circuito das Águas para planejamento estratégico, aproveitando para encontrar-se com aproximadamente trinta e cinco Prefeitos para discutir a política estadual para a saúde.
...em foco
O Secretário Eleuses aproveitou a oportunidade e visitou o Correio Popular acompanhado de seu staff, quando foi recebido pelo Diretor Presidente Ítalo Hamilton Barioni, concedendo esclarecedora entrevista, onde detalhou os planos que estão sendo desenvolvidos e que certamente impactarão positivamente nos índices da Pasta.
Os detalhes abordados na entrevista estão publicados na edição de hoje.
Técnico...
Com um histórico de trabalho voltado à medicina, Dr. Eleuses atuou muito tempo na política classista, dirigindo inúmeras entidades voltadas a representatividade dos médicos a nível estadual e federal e, em razão disso, foi eleito Deputado Federal tendo destacada atuação no Parlamento.
...e político
Foi também Vice-Prefeito de São José do Rio Preto onde desenvolveu relevante trabalho junto à Saúde do município, merecendo agora a confiança do Governador Tarcísio de Freitas para comandar os rumos e modernizar a gestão da Saúde estadual.
Avanço
Com o propósito de diminuir as esperas para atendimentos, defende a criação de “fila única” como forma de estabelecer critérios técnicos, sem privilégios, para oferecer o melhor atendimento e benefícios aos cidadãos.
Recursos...
Dando início a uma nova forma de ter como parceiros as Santas Casas e demais Hospitais Filantrópicos, quebrando um período de vinte anos de estagnação, anunciou reajuste da “tabela paulista SUS” que, dependendo das complexidades, variou de dez a quarenta por cento de aumento, com investimento previsto de três bilhões de reais a partir de janeiro de vinte e quatro.
...distribuídos
O Secretário Eleuses explicou com números, a defasagem dos investimentos públicos na saúde explicando que no início do século, os recursos públicos na saúde tinham setenta e dois por cento feitos pelo Governo Federal e vinte e oito pelos Estados e municípios. Hoje inverteu, sendo que a União responde por quarenta e dois por cento e Estados e municípios pelos outros cinquenta e oito por cento.
Efeitos
Embora manifeste que o Govenador Tarcísio não se baseou em possível efeito político para efetivar este reajuste que certamente impactará positivamente nas contas dos hospitais credenciados, não há como deixar de considerar os efeitos políticos, pressionando o Governo Federal a considerar a necessidade de revisão e reajuste.
Gustavo...
Esteve em visita ao Correio Popular o Prefeito de Jaguariúna e Presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis, recebido pelo Diretor Presidente Ítalo Hamilton Barioni, quando concedeu longa entrevista que será destaque na edição de domingo.
...Reis
O Prefeito Gustavo discorreu sobre detalhes de sua vida estudantil, profissional, sua chegada a Jaguariúna e seu ingresso na vida pública.
xxx
Recentemente Gustavo Reis esteve realizando Palestra para os alunos da FACAMP, dialogando e discorrendo sobre a Reforma Tributária, matéria mais importante da “pauta” atual do Congresso Nacional.
ORDEM DO DIA
“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.”
Karl Jung