XEQUE-MATE ESPORTE/ POR ÂNGELO BARIONI

Retrospecto positivo

Ângelo Barioni
28/09/2022 às 14:05.
Atualizado em 28/09/2022 às 14:05
Lista final de convocados para Mundial do Catar sairá em 7 de novembro (Lucas Figueiredo/ CBF)

Lista final de convocados para Mundial do Catar sairá em 7 de novembro (Lucas Figueiredo/ CBF)

Com a goleada sobre a Tunísia por 5 a 1, a Seleção Brasileira encerrou os preparativos visando sua participação na Copa do Mundo. Muito mais que o resultado em si, o torcedor sintonizado com o futebol fica animado com o resultado do último jogo, embora tenha ocorrido fora do Brasil. O fato é que a seleção canarinho sempre conquistou mundiais quando se despediu com vitórias. Foi assim em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Portanto, o retrospecto positivo pode ser um bom indício para o Brasil.

Punição

Com 32 cartões amarelos e 5 vermelhos em 170 jogos pelo Palmeiras, o técnico Abel Ferreira está sendo pressionado para mudar o seu jeito em campo e evitar novas suspensões. E quem está à frente da negociação é Ana Xavier, esposa do treinador, que disse que vai vender um carro da coleção de Abel Ferreira a cada cartão vermelho tomado. De acordo com o técnico, sua esposa já fez isso em Portugal, fato que vai obrigá-lo a ficar mais calmo dirigindo o Verdão.

FRASE

“Acho que os jogadores da Tunísia se empolgaram um pouco, e exageraram um pouquinho na força”.

Neymar ao falar sobre as jogadas duras durante o amistoso Brasil e Tunísia

Tática

Sem Mateus Silva, fora por questão do contratual, Hélio dos Anjos relacionou quatro zagueiros. Além do titular absoluto Fábio Sanches, a comissão técnica também convocou para o duelo Guilherme Souza, que deve começar jogando, Thiago Oliveira e Léo Santos. 

Possibilidades

Com a volta de Wesley Fraga, que cumpriu suspensão automática na rodada anterior, Rithely e Moisés Ribeiro também figuram entre os relacionados. Ao todo, são seis volantes à disposição. Além dos já mencionados, o trio titular está confirmado na equipe inicial: Felipe Amaral, Léo Naldi e Wallisson. 

Jóia

Pelo fato das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20 começarem somente na próxima semana, tinha-se a expectativa do técnico Hélio dos Anjos chamar o jovem Eliel para o confronto desta noite contra o Cruzeiro. Entretanto, o artilheiro das categorias de base foi comunicado que não será aproveitado. A cautela com a promessa tem sido criticada pela torcida.

Calendário

O Guarani tem mais sete jogos para decidir seu futuro na Série B. Destes confrontos, dois são contra concorrentes diretos: CSA na próxima rodada e Chapecoense na última. O Bugre ainda enfrenta Londrina, Ituano e Bahia que estão na briga pelo acesso, além do virtual campeão Cruzeiro. Não há vida fácil, mas o rendimento recente deixa o torcedor esperançoso de bons resultados.

Camisa 9

Yuri Tanque foi contratado para ser o reserva imediato de Jenison, principal aposta para o ataque na janela de transferências após a saída de Lucão do Break. No entanto, o técnico Mozart Santos usou o termo meritocracia para justificar que Yuri será o seu titular nesta reta final. Além dos cinco gols marcados em 10 jogos, ele tem contribuído para a forma do Bugre jogar pressionando o adversário na saída de bola.

Alternativas

O técnico bugrino também precisa lidar com a falta de opções profundas no elenco do Guarani. O sistema defensivo é o setor que mais sofre. Apenas João Victor, Ronaldo Alves e Derlan são os atletas de origem disponíveis na reta final. Na partida contra o CSA, a tendência é que o Bugre não tenha nenhum jogador da posição no banco de reservas, assim como ocorreu contra o Novorizontino. 

Rumo ao Catar

Após golear a Tunísia, o Brasil só voltará a campo no dia 24 de novembro, data em que estreia no Mundial contra a Sérvia. A lista com os 26 atletas que disputarão o torneio no Catar em busca da sexta estrela será conhecida no dia 7 de novembro. Para o treinador, os jogos contra Gana e Tunísia serviram como última avaliação para a convocação oficial para a Copa do Mundo.

Classificação

Com um gol de Morata, aos 42 minutos do segundo tempo, a seleção espanhola garantiu vaga nas semifinais da Liga das Nações, nesta terça-feira, ao derrotar Portugal por 1 a 0, em Braga. Com o resultado, os espanhóis terminaram o Grupo 2 da Liga A em primeiro, com 11 pontos, um à frente dos portugueses e dois dos suíços, que bateram os checos por 2 a 1, em casa. Com o resultado, a Espanha se junta a Itália, Croácia e Holanda. Os checos, com apenas quatro pontos, foram rebaixados para a Liga B.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por