XEQUE-MATE / POR LUIZ SAVIANI REY

Respeito às urnas

Luiz Saviani Rey
23/08/2022 às 09:24.
Atualizado em 23/08/2022 às 09:24
Eleições (Divulgação)

Eleições (Divulgação)

Pela primeira vez, desde que abriu a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que reconhecerá uma eventual derrota nas eleições de 2 de outubro. Em suas redes sociais, Bolsonaro fez circular neste último domingo um vídeo agradecendo a apoiadores de Resende-RJ, que organizaram uma motociata com sua participação, antes de sua visita à Academia Militar das Agulhas Negras. onde paraninfou turma. O presidente diz que luta por reeleição, mas que acolherá os resultados das urnas eletrônicas.

RESPEITO ÀS URNAS 2

A postura de Bolsonaro em relação aos resultados das eleições marca uma nova visão quanto ao processo eleitoral, e é interpretada nos meios políticos como um sinal de trégua com os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com os quais manteve por meses um diálogo ríspido e de confrontação. Bolsonaro teria sentido o clima e as disposições do tribunal ao longo do processo, quando de sua presença na sessão de posse de Alexandre de Moraes em sua presidência.

FRASE

“O objetivo é o de alcançar a reeleição. Caso contrário, a gente respeita. Democracia e liberdade acima de tudo”.

Jair Bolsonaro, presidente e candidato ao Palácio do Planalto

EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Os candidatos a governador do Estado de São Paulo estiveram reunidos na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) - na rua Francisca Miquelina, bairro Boa Vista, capital.

EM DEFESA DA DEMOCRACIA 2

Os candidatos firmaram o “Termo de Compromisso pela Democracia”, que preconiza também o combate às fake news. O acordo visa à redução dos efeitos nocivos da desinformação.

EM DEFESA DA DEMOCRACIA 3

O termo foi assinado pelo atual governador e candidato ao Palácio dos Bandeirantes pelo PSDB, Rodrigo Garcia, e pelos candidatos ao governo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), Vinicius Lazzer Poit (Novo), Altino de Melo Prazeres Junior (PSTU) e Antonio Jorge Filho (DC).

EM DEFESA DA DEMOCRACIA 4

Firmaram, também, o termo de compromisso pela Democracia a candidata a vice-governadora de Fernando Haddad (PT), Lucia França (Federação Brasil de Esperança), o representante do PCB, Renan Lira, e a presidente da UP, Vivian Mendes.

LOGARITMO

A preocupação que mais pulsa nos escritórios e comitês eleitorais dos candidatos a deputado na Região Metropolitana de Campinas (RMC), em especial os que disputam cadeira para a Alesp, é em torno do cálculo do coeficiente eleitoral para se alcançar a eleição. São mais de 40.

LOGARITMO 2

Tem gente que dorme em pé, ou nem dorme, por conta desse cálculo, e a profusão de candidaturas, talvez a maior de todos os tempos, tem levado muita gente a antecipar desesperos.

************

Há candidatos de nomeada, com calculadora nas mãos, sob a ameaça da não reeleição.

OS BRAÇOS DE TARCÍSIO

Tarcísio Gomes de Freitas, candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos, tem reiterado sua preferência para seu braço direito político em Campinas.

OS BRAÇOS DE TARCÍSIO 2

Assim como seu articulador na capital é Guilherme Afif Domingos, na cidade, sua campanha tem o apoio do empresário Guilherme Campos.

CORRIDA AO SENADO

Márcio França, candidato do PSB ao Senado, lidera com 28% a corrida em São Paulo, segundo pesquisa Real Time.

************

Marcos Pontes (PL), ex-ministro astronauta, e Janaína Paschoal (PRTB), têm empate técnico, com 15% e 13%. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por