O prefeito Dário Saadi agendou a entrega do espaço para dezembro deste ano (Carlos Bassan/ PMC)
O Prefeito Dário Saadi lançou Edital para criar o Centro Dia de Atendimento para adultos com TEA (transtorno de espectro autista) denominado Centro Dia TEAcolhe, com capacidade para receber até trinta pessoas, e será gerido por uma Organização da Sociedade Civil.
Dário afirmou que se conhece inúmeras entidades que acolhem crianças e adolescentes autistas, mas quando adultos, as pessoas autistas ficam sem um atendimento especializado.
...e cidadania
A Secretária de Assistência Social, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos Vandecleya Moro realçou ser “o autismo uma deficiência invisível, e ter um serviço como esse confirma o compromisso da gestão do Prefeito Dário em garantir a justiça social, a autonomia e inclusão”.
Os usuários serão pessoas adultas com TEA, de ambos os sexos, com algum grau de dependência ou em situação de violação de direitos ou de violência doméstica.
A iniciativa contou com o reforço de uma emenda impositiva de hum milhão duzentos e sessenta mil reais de autoria do Vereador Nelson Hossri.
Devolução...
Pela segunda vez no ano, a Câmara Municipal de Campinas promoveu, através de transferência eletrônica, devolução recursos provenientes de economias, no valor de cinco milhões de reais, para a Prefeitura, recomendando que sejam utilizados, preferencialmente, no atendimento à saúde da população.
...de valores
O Presidente da Câmara, Vereador Luiz Rossini explica que “não há “dinheiro carimbado” nesse tipo de transferência, mas o Executivo costuma atender a indicação da Casa sempre que possível, como ocorreu na transferência anterior, em quer os recursos foram utilizados no Programa Saúde Digital”.
Acompanhamento...
Foi aprovado em votação final o Projeto de Lei substitutivo do Vereador Gustavo Petta e dos ex-Vereadores Pedro Tourinho e Thiago Ferrari, que garante o direito das mulheres serem acompanhadas de “doulas” durante o parto e pós-parto em hospitais, maternidades e casas de parto públicas e privadas de Campinas.
...no parto
O Vereador Gustavo Petta explica que “a hospitalização para o parto não raro deixa as mulheres desenraizadas e isoladas, sem nenhum apoio psicossocial. A figura do “doula” surge justamente para preencher essa lacuna, suprindo a demanda de emoção e afeto nesse momento tão importante e de alta vulnerabilidade”.
xxx
As ‘doulas” são profissionais capacitadas no apoio a parturientes e gestantes que atuam proporcionando conforto físico e suporte emocional e cognitivo a elas.
Posse...
A Escritora Margareth Park tomou posse na Academia Campinense de Letras em Sessão Solene presidida por Jorge Alves de Lima, com a “casa cheia” de parentes e amigos, num clima de regozijo ao currículo da nova Acadêmica, composto de vasto portfólio literário e o reconhecimento de toda a comunidade educativa que valoriza as letras, o saber e a criação.
...na Academia
Margareth Brandini Park, que é conhecida e querida nos meios educacionais e literários de Campinas, define-se como “pesquisadora da área da memória, educadora, escritora e amante da natureza”.
Tem inúmeros Artigos na área educacional e dezenas de livros publicados. Produz também literatura infantil e explora os eixos da memória e da história.
ORDEM DO DIA
“Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha.”
Immanuel Kant