xeque-mate do esporte

Regra

Ângelo Barioni
31/05/2022 às 20:10.
Atualizado em 01/06/2022 às 08:47
Deve ser oficializada em breve a mudança para permitir que cada seleção leve 26 atletas para a Copa do Mundo do Catar, em vez dos habituais 23 (Divulgação)

Deve ser oficializada em breve a mudança para permitir que cada seleção leve 26 atletas para a Copa do Mundo do Catar, em vez dos habituais 23 (Divulgação)

A reunião anual da International Board, órgão que regula as regras do futebol, deve oficializar a mudança para permitir que cada seleção leve 26 atletas para a Copa do Mundo do Catar, em vez dos habituais 23. A decisão ainda não está tomada, mas é muito provável que seja anunciada após a reunião, a ser realizada no dia 13 de junho, em Doha, no Catar. O assunto consta da agenda do encontro, que deveria ter ocorrido em março, na Europa, mas foi adiado por causa da guerra na Ucrânia.

Regra 2

O aumento no número de inscritos foi um pedido feito por treinadores das seleções que vão ao Mundial deste ano, em encontro realizado no dia do sorteio dos grupos da Copa, em abril, também no Catar. Outros assuntos a serem discutidos na reunião anual da IFAB são possíveis alterações na lei do impedimento, a alternativas de "configurações mais acessíveis" do VAR e a possibilidade de substituições por conta de concussões.

FRASE

"Desejo do fundo do meu coração que tenha saúde, paz, sobretudo consigo mesmo, e sucesso”
Paulo Sousa, técnico do Flamengo, ao falar sobre o ex-treinador Jorge Jesus

Em recuperação

O atacante Lucca, artilheiro da Ponte Preta na temporada com oito gols, não balança as redes há um mês. Nesse intervalo de tempo, o camisa 10 e capitão da Macaca esteve entregue ao departamento médico por aproximadamente uma semana devido à lesão muscular na coxa. 

Titularidade

Desde que assumiu a titularidade na meta da Ponte Preta, Caíque França foi vazado em seis oportunidades. Dos nove jogos realizados, o goleiro obteve clean sheet (terminar a partida sem levar gols) em cinco. O arqueiro tem feito a sua parte.

Zagueiros

Douglas Mendes está relacionado para o duelo contra o Sport. O jovem zagueiro merece receber chance de Hélio dos Anjos, entretanto, com a suspensão de Thiago Oliveira, a vaga deve ficar novamente com o contestado Fabrício Dornellas.

Ataque em baixa

Marcelo Chamusca tem uma estratégia traçada no Guarani: tornar o ataque mais eficiente. O volume de jogo está demonstrado até nas estatísticas da Série B. O Bugre é o time que mais cria oportunidades dentro da competição, mas está entre os que menos marcam. A confiança dos jogadores está abalada. Lucão do Break não marca há três meses. A partida contra o Vila Nova pode servir também para mudar este cenário.

Espaços

Adversário do Guarani nesta quinta-feira, o Vila Nova sofreu nove gols em nove jogos disputados, mas está entre os times que mais cede espaço para os adversários. Como Chamusca sinalizou manutenção do time que foi derrotado para o Sampaio Corrêa, a tendência é que ataque seja mantido com Lucão do Break, Yago e Bruno José, além da participação de Giovanni Augusto, atual artilheiro da equipe com seis gols.

Monitoramento

Pensando em soluções para o ataque, Marcelo Chamusca também observa os jogadores das categorias de base. Um dos atletas do momento é o atacante Filipe Chrysman, emprestado pelo Flamengo e destaque no sub-20. Sobrevivente no incêndio do Ninho do Urubu em 2019, o centroavante marcou três gols em quatro jogos do Paulistão da categoria. Há duas semanas, Chrysman viralizou com um gol de bicicleta marcado contra o Paulista, em Jundiaí. 

Extracampo

Contratado em agosto do ano passado como um dos negócios mais badalados do futebol brasileiro, Willian vem se mostrando cada vez mais incomodado com os problemas extracampo e considera deixar o Corinthians na próxima janela de transferências. Por enquanto o jogador não recebeu nenhuma proposta para retornar ao futebol europeu. O contrato com o Corinthians termina em dezembro de 2023.

Alteração

O goleiro Éderson, do Manchester City, está fora dos amistosos da Seleção Brasileira contra Coreia do Sul e Japão. Ele sentiu dores na coxa esquerda no treinamento deste terça-feira e deixou as atividades. Após o jogador ser submetido a exames, uma lesão foi constatada. Assim, Weverton e Alisson disputam uma vaga para a partida desta quinta-feira contra a Coreia do Sul. O goleiro do Palmeiras participou de todos os treinamentos da equipe de Tite, enquanto o atleta do Liverpool se apresentou nessa terça-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por