XEQUE-MATE

Realidade a ser transformada

Jary Mércio
28/04/2023 às 09:40.
Atualizado em 28/04/2023 às 09:40
Luiz Rossini (PV), presidente da Câmara de Vereadores de Campinas (Divulgação)

Luiz Rossini (PV), presidente da Câmara de Vereadores de Campinas (Divulgação)

A Câmara de Campinas promove na próxima terça-feira, 2 de maio, das 14 às 18 horas, o seminário “ Violência nas escolas: uma realidade a ser transformada”, que contará com a participação de especialistas e será aberto ao público. Organizado pela Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), o seminário é uma iniciativa do presidente da Câmara, Luiz Rossini (PV), em parceria com a Comissão de Educação e Esporte, presidida pela vereadora Guida Calixto (PT); a Comissão para os Assuntos de Segurança Pública, presidida pelo vereador Major Jaime (PP); a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, presidida pela vereadora Paolla Miguel (PT) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, presidida pelo vereador Filipe Marchesi (PSB).

Não é um fenômeno isolado 

“O que estamos assistindo não é um fenômeno isolado nem tampouco com explicações simples e restritas a uma única área de atuação. A violência nas escolas tem raízes diversas e precisamos atuar em conjunto, como sociedade, para que possamos reverter de maneira eficiente e o mais rapidamente possível este cenário que aterroriza a todos nós”, disse Rossini.

FRASE

"A violência nas escolas tem raízes diversas e precisamos atuar em conjunto, como sociedade"

Luiz Rossini (PV), presidente da Câmara de Vereadores de Campinas

Vídeos antidrogas

O vereador Nelson Hossri (PSD) protocolou na Câmara de Campinas um projeto de lei que obriga a exibição de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows e eventos culturais de qualquer natureza em Campinas. Os objetivos, ele diz, são de “informar, combater e conscientizar a respeito dos malefícios das drogas ilícitas”.

Curta-metragem

De acordo com Hossri, os vídeos seriam curtos, mas trazendo informação relevante sobre os efeitos das drogas, a relação com a criminalidade, participação da família e recuperação, entre outros pontos. “O poder público tem o dever de estimular e evitar o consumo desenfreado de drogas”, destaca o vereador

Jonas em Paris

O deputado federal Jonas Donizette está de malas prontas para a França, onde vai participar, nos próximos dias, em Paris, de um seminário na sede mundial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre tributação, em virtude da sua participação no Grupo de Trabalho da Reforma Tributária.

Frentista no PSB

O presidente do Sindicato dos Frentistas de Campinas e Região, Francisco Soares de Souza, o Chico Frentista, vai se filiar ao Partido Socialista Brasleiro (PSB). O ato, que contará com a presença do vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida (Wandão), acontece neste sábado, 29, a partir das 10 horas da manhã na sede do sindicato, à rua Regente Feijó, 95, Centro.

Wandão

convidou O convite para Chico ingressar no PSB partiu do próprio Wandão, referendado pelo deputado federal e ex-prefeito de Campinas por dois mandatos, Jonas Donizette, que é também presidente estadual da legenda. Jonas fará uma participação on-line no evento. “A filiação no PSB reafirma a nossa disposição de luta em defesa da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores, bem como para a caminhada política para os próximos anos”, disse Chico ao Xeque-Mate.

Pânico

O vereador Marcelo da Farmácia (Avante) protocolou na Câmara projeto de lei que visa a reforçar a segurança nas escolas de Campinas, obrigando a instalação do dispositivo de segurança denominado botão de pânico em todas as escolas da rede pública municipal, estadual e privada. De acordo com o projeto, o dispositivo de segurança deverá ser instalado em pontos estratégicos como sala de professores, diretoria, cantina, secretaria, portão de entrada e saída entre outros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por