XEQUE-MATE

Radicalização

14/05/2023 às 10:53.
Atualizado em 14/05/2023 às 10:53
Vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, o Wandão, (PSB) (Secom/Carlos Bassan)

Vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, o Wandão, (PSB) (Secom/Carlos Bassan)

Ainda na condição de vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, o Wandão (PSB), que exercerá o cargo de prefeito em exercício nos próximos dias, em virtude da viagem de Dário Saadi (Republicanos) à Espanha, assumiu na última semana uma postura crítica em relação ao movimento de mulheres que ocupou um imóvel particular localizado na região central. Wandão qualificou a atitude de "radical" ao argumentar que estava em negociação com representantes do movimento em torno uma pauta de reivindicação apresentadas por eles. "Entendo que a ocupação encerrou o diálogo. Podemos retomá-lo, mas antes é preciso que o prédio seja desocupado", afirmou.

Radicalização 2

Wandão, que também é secretário municipal de Relações institucionais, disse que recebeu os integrantes do movimento social a pedido das vereadoras que compõem a Comissão da Mulher da Câmara. "Isso faz parte das minhas funções como secretário. Acolhi a pauta e informei que a encaminharia para as outras secretarias, uma vez as demandas envolvem várias áreas. O passo seguinte seria chamá-los novamente para debater cada ponto. Ocorre que, naquele momento, não havia qualquer perspectiva de ocupação de imóvel. Entendo que isso interrompe o diálogo", reforçou.

FRASE

"Lula nunca quis mudar. É o responsável pelo reacionarismo dominante no Brasil" 

Ciro Gomes Ex-candidato à Presidência 

Radicalização 3

Na opinião do agora prefeito em exercício, não existiam motivos que justificassem a ocupação do imóvel. De acordo com Wandão, o Poder Público não está inerte em relação à execução de políticas públicas voltadas às mulheres. "Não estamos na estaca zero. Temos programas em andamento", assegurou. Como exemplo, ele citou, entre outras ações, a oferta de abrigos para o acolhimento de mulheres em situação de rua e vítimas de violência doméstica.

Radicalização 4

A desocupação do prédio, insistiu Wandão, é indispensável para que o diálogo do movimento com a Prefeitura seja retomado e possa avançar. Ele disse que esse tema está acima de qualquer posição partidária. "Embora as vereadoras que integram a Comissão da Câmara sejam de oposição, continuamos totalmente abertos ao diálogo, mas antes precisamos tratar da desocupação do imóvel", finalizou.

Dispensa de alvará

A Câmara de Campinas realiza amanhã mais uma sessão ordinária, a partir das 18h. Entre as matérias que serão analisadas pelos vereadores está um Projeto de Lei que dispensa a exigência de alvarás para atividades econômicas de baixo risco. A proposta, que será apreciada em primeira votação, é do vereador Rodrigo da Farmadic (União).

No varejo

Diante das dificuldades de estabelecer uma base consistente de apoio no Congresso, o chamado governo Lula 3 decidiu agir no âmbito do varejo. De acordo com o próprio presidente, a estratégia será estabelecer negociações a cada projeto do Executivo enviado para votação na Câmara e Senado. Em outros termos, isso significa muito trabalho pela frente e uma boa dose de incerteza sobre os resultados a serem obtidos.

Balanço positivo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez um balanço positivo do trabalho da missão que chefiou e que manteve encontros com investidores internacionais em Nova York, nos Estados Unidos. "Tanto em São Paulo como no exterior, estamos movimentando as alavancas do desenvolvimento e apresentando as oportunidades únicas de parceria que nosso Estado oferece a empreendedores do Brasil e do exterior", declarou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por