XEQUE-MATE DO ESPORTE

Racismo

Ângelo Barioni
24/05/2023 às 14:13.
Atualizado em 24/05/2023 às 14:13
Jogador brasileiro ainda seria expulso nos minutos finais do jogo (PABLO MORANO)

Jogador brasileiro ainda seria expulso nos minutos finais do jogo (PABLO MORANO)

Ao final da partida de domingo, Vinícius Júnior se envolveu em uma confusão com Hugo Duro e acertou um golpe no rosto do jogador do Valencia, resultando em sua expulsão após revisão do VAR. Os operadores do vídeo, porém, omitiram um mata-leão de Hugo no camisa 20 merengue, que se estendeu por cerca de 10 segundos antes do golpe de Vinícius. Após o episódio, o jogador foi para o vestiário, onde fez duras críticas a La Liga e também aos adversários do Real Madrid.

Denúncia

No Brasil, principalmente no Sul, também há casos de preconceito racial, que são apontados e denunciados por atletas. Racismo é crime, com pena prevista de até 5 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 em qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas.

FRASE

"É inadmissível que o campeonato espanhol tenha um problema que não é o Vinícius. Ele é a vítima.

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, ao comentar os atos de racismo contra Vni Jr. 

Objetivo
O Guarani vai em busca de manter a boa fase na Série B do Campeonato Brasileiro. Contra a Chapecoense, na noite desta quarta-feira, o Bugre tem tudo para garantir mais um resultado positivo e quem sabe retornar para o G4 da competição.

Dinheiro em caixa
Algo curioso para o confronto de hoje é que o clube não disponibilizou ingressos pela internet. Todos os bilhetes foram colocados na bilheteria do Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Hoje, o horário de venda é das 9h até quando a bola rolar. O valor, independente do setor, é de R$ 60 inteira e R$ 30 meia-entrada.

Confiança
Mesmo após ser citado em prints de apostadores no WhatsApp, Diego Porfírio voltou a ser utilizado e está relacionado para o jogo diante da Chapecoense. O técnico Bruno Pivetti, em entrevista coletiva, externou que confia na índole do jogador e destacou que o atleta está respaldado juridicamente.

Desinteligência
O volante Matheus Jesus e o atacante Jeh foram denunciados no STJD por conta da discussão após o término do jogo com a Chapecoense. Ambos receberam cartão vermelho na ocasião e agora podem pegar até seis duelos de suspensão. O julgamento ocorre no dia 31 de maio, a partir das 10h. A comissão técnica confia na absolvição de ambos.
De olho no apito
O árbitro escalado pela Confederação Brasileira de Futebol para comandar Sampaio Corrêa e Ponte Preta é do Estado da Bahia. Bruno Pereira Vasconcelos é funcionário público e tem 33 anos de idade. O último jogo que ele apitou foi entre Botafogo-PB x Pouso Alegre, pela Série C. 

Maratona
A Ponte Preta percorreu grande distância para o jogo desta noite. O elenco da Macaca viajou aproximadamente três mil quilômetros entre a cidade de Campinas e São Luís. Rotina desgastante em curto espaço de tempo que preocupa a comissão técnica do time. O clube ainda tem muita coisa pela frente para percorrer ao longo da segunda divisão nacional.

Segurança
O Palmeiras encara nesta quarta-feira o Cerro Porteño-PAR, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Luan é presença certa. O zagueiro valorizou o momento do sistema defensivo alviverde, uma vez que o time sofreu apenas dois gols nas seis partidas já disputadas neste mês de maio. 

Dúvida
Cássio e Fagner são dúvidas de Vandelei Luxemburgo para o jogo desta quarta-feira contra o Argentinos Juniors, pela Copa Libertadores da América. O goleiro tenta se recuperar de uma amigdalite, enquanto que o lateral sentiu um leve desconforto na musculatura da coxa direita. 

Preconceito

O Real Madrid formalizou uma denúncia à Procuradoria Geral do Estado na segunda-feira, em relação ao caso de racismo, considerando-o um possível crime de ódio. O clube aguarda as investigações do Ministério Público. Essa foi a nona vez nesta temporada em que Vinícius Jr. foi alvo de gritos racistas em estádios. No domingo, durante o segundo tempo, Vinícius Jr. acusou parte da torcida do Valencia de proferir insultos racistas contra ele, utilizando a palavra "macaco". O jogo foi interrompido por aproximadamente 8 minutos devido a essa situação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por