XEQUE-MATE

Quem fala...

Carlos Cruz
17/08/2023 às 11:09.
Atualizado em 17/08/2023 às 11:09
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda (Divulgação)

Fernando Haddad, Ministro da Fazenda (Divulgação)

As articulações políticas estavam correndo bem para o acerto entre o Governo e o “Centrão” visando garantir governabilidade e folgada maioria na Câmara para as votações importantes.
Porém, não mais que de repente, o Ministro Fernando Hadad, em entrevista, afirma que o Parlamento está demasiadamente empoderado, criando constrangimentos para Lula e seu Governo.

...o que quer...

Foi o bastante para provocar fortíssima reação na Casa de Leis, interrompendo as articulações e bloquear a pauta de votações importantes e, como o arcabouço fiscal, de fundamental importância para o fechamento das contas do ano.
Mesmo com as explicações do Ministro, consideradas insuficientes, o clima ainda não baixou, havendo forte pressão dos Deputados que, aproveitando a crise, exigem imediata definição de Lula pela nomeação dos Ministros indicados pelo grupo.

Justo ele

A entrevista inoportuna do Ministro Fernando Hadad, causadora de toda polêmica, arranhou o conceito até então quase unânime de que ele era o interlocutor mais habilidoso e confiável do governo junto aos parlamentares no diálogo e entendimentos.

xxx

Fica, o episódio, como experiência para que não se repita. Exigirá do Presidente Lula atuação direta e pessoal para contemporizar, e o exemplo de que “em boca calada não entra mosca”.
Nessas horas vem à lembrança a frase de um destacado político, quando perguntado sua opinião sobre determinado episódio: “eu fico rouco de tanto ouvir.”

Teto salarial...

Não passou despercebido da “Coluna” a matéria paga editada ontem no Correio Popular, onde Sindicatos e Associação de Servidores Públicos Municipais elencam razões para se queixarem do “teto salarial” que limita e restringe seus vencimentos, vinculados à remuneração do Prefeito. 

...em debate

Não há como ignorar os fundamentos expostos no Documento e as razões daqueles que se vêm prejudicados em não poderem receber o total que lhes é devido em razão do “impedimento legal”, que tem, repetimos, como parâmetro os vencimentos do Prefeito.

Outro lado

Há, entretanto, outra questão que não pode ser ignorada ao se enfrentar esse problema: o “efeito cascata” que a solução favorável aos reclamantes traria, repercutindo fortemente na “folha de pagamento” e no orçamento, pois haveria aumento para todos os setores do funcionalismo cujos vencimentos estão restritos ao “teto”.

“Mesa” ...

A busca do atendimento ou enfrentamento da questão é de competência exclusiva da “Mesa” da Câmara Municipal, a quem cabe propor ao Plenário a remuneração do Prefeito, mesmo assim, só para o próximo mandato.

...e Plenário

De qualquer forma, aí está uma oportunidade de demonstração de maturidade, equilíbrio e sabedoria dos nossos Vereadores.

Espera-se uma atitude do Presidente Rossini e demais membros da Direção da Casa, em busca de entendimento que possa equilibras as coisas e permitir que a cidade não sofra consequência de desatendimento dos serviços públicos.
Estaremos atentos para o desenrolar da questão e, na medida dos acontecimentos, divulgando.

ORDEM DO DIA

“Os homens verdadeiramente grandes devem, me parece, experimentar uma grande tristeza.”
Dostoiewski

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por