xeque-mate

Prova de densidade

Luiz Saviani Rey
24/05/2022 às 21:10.
Atualizado em 25/05/2022 às 08:20
A senadora Simone Tebet, do MDB, oscila entre 3% e 5% nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República (Divulgação)

A senadora Simone Tebet, do MDB, oscila entre 3% e 5% nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República (Divulgação)

A defenestração de João Doria da corrida eleitoral para a Presidência da República não marca o fim da necessidade de comprovação de densidade nas urnas para quem quer desfrutar da primazia de ser o candidato da terceira via, na aliança entre o PSDB, o MDB e o Cidadania. Doria fica de fora, contudo, a senadora Simone Tebet, a queridinha de tucanos, tem a preferência inflada por aspectos alheios aos indicativos das pesquisas, porque, até o presente momento, a senadora do MDB oscila entre 3% e 5%.

ANÁLISES E ANALISTAS

A saída de cena de João Doria pode representar a resolução da eleição de outubro para presidente da República já no primeiro turno. A análise é da BBC News Brasil, e está contida na reportagem de Leandro Pazeres. Vários analistas de pesquisas e eleições foram ouvidos pela mídia, e a conclusão é a de que, sem Doria, evoluem mais os nomes de Jair Bolsonaro e de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo os dados, Lula herdaria 25% dos votos de Doria, e Bolsonaro, 10%. 

FRASE

"A reunião do MDB mostrou que há esmagadora maioria em favor da candidatura própria de Simone Tebet”.
Deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB

CANDIDATA OFICIAL

A Executiva Nacional do MDB oficializou ontem o nome da senadora Simone Tebet, do MS, como sua candidata à Presidência da República.

CANDIDATA OFICIAL 2

A decisão foi tomada em Brasília, em reunião comandada pelo presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, de São Paulo. Apesar disso, Simone tem o apoio de 90% do partido. Não é unanimidade.

RAZÕES DA PREFERÊNCIA

Apesar de equiparados nas pesquisas eleitorais, Doria perde a preferência dos tucanos para Simone Tebet em razão de alguns aspectos além-votação: ela tem menor rejeição, conta com o respaldo da maioria dos integrantes do MDB e por ser mulher em disputa. 

RAZÕES DA PREFERÊNCIA 2

Pesquisas internas e mesmo de grandes institutos têm apontado o maior índice de indecisos entre o eleitorado feminino.

FEDERAÇÃO SURPRESA

Os partidos PSOL e Rede Sustentabilidade ingressaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de formação de Federação Partidária. 

FEDERAÇÃO SURPRESA 2
Caso o tribunal aprove a federação entre os partidos, a porção do PSOL será comandada por Guilherme Boulos, cabendo a Marina Silva o espaço da Rede.

FEDERAÇÃO SURPRESA 3

Nos meios políticos, há a especulação de que PSOL/Rede, em Federação Partidária, poderá lançar candidato próprio a presidente da República. Reina entre ambos certa rejeição ao PT.

ENCONTRO DO PSB

Jonas Donizette, ex-prefeito de Campinas e liderança estadual do PSB, divulga em suas redes sociais o evento deste sábado, 28 de maio, na Casa de Portugal, na rua Ferreira Penteado, do “Encontro Regional”, que irá reunir, a partir das 9 horas, as figuras de Márcio França, candidato do partido ao governo de Sâo Paulo, Geraldo Alckmin, vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-prefeito Wanderley de Almeida.

CIRO EM CAMPINAS

Ciro Gomes, pré-candidato do PDT ao Planalto, cumpre programação política em Campinas nesta sexta-feira, 27. Às 14h30, preside cerimônia de lançamento da candidatura de Wilson Matos a deputado estadual. O evento ocorrerá na ONG ‘Elisabeth Keller Matos’, no Parque Oziel. Logo após, haverá entrevista coletiva à imprensa. (Com Thiago Rovêdo)

ATO DO PDT

Antecedendo o evento com Ciro, o PDT de Campinas recebe hoje Elvis Cezar, nome do partido para a disputa do governo de São Paulo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por