XEQUE-MATE / POR LUIZ SAVIANI REY

Pelo telefone

Luiz Saviani Rey
07/10/2022 às 11:17.
Atualizado em 07/10/2022 às 11:17
Temer e Bolsonaro (Alan Santos/PR)

Temer e Bolsonaro (Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tirou uma hora da tarde de ontem para telefonar ao ex-presidente Michel Temer, do MDB, na tentativa de obter dele o apoio explícito para o segundo turno. Dado como certo que Temer prestaria seu apoio a Bolsonaro, na quarta-feira, 5, o ex-presidente deu um giro de 180 graus e disse ao telefone, com todas as letras, não desejar expor ou manifestar apoio a qualquer candidato. De Londres, Temer foi claro e cristalino: “Não quero tirar foto, nem apoiar nenhum dos dois”.

“PAIS” DO PLANO REAL
Os economistas chamados “Pais” do Plano Real deram a público ontem declaração de apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no segundo turno das eleições presidenciais. Em texto, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida, em conjunto com Armínio Fraga - ex-presidente do Banco Central, que já havia manifestado apoio a Lula -, afirmam “a expectativa de condução responsável da economia brasileira”. Fraga confessou aos demais ter pensado em anular o voto. 

FRASE

'Não tenho nada contra Lula e o PT, mas não podem me acusar de golpista a toda hora.”

Michel Temer, ex-presidente da República

JOINT VENTURE
Enfraquecido nas eleições deste ano, substancialmente por não ter lançado candidato a presidente, o PSDB planeja uma fusão com o Cidadania - com o qual mantém federação - até o final do ano.

JOINT VENTURE 2
Lideranças de ambas as siglas já se encontraram e dialogaram nesse sentido, porém, a concretização dessa fusão dependerá de aprovação pelos diretórios nacionais.

COLCHA DE RETALHOS
A direção nacional do União Brasil - partido resultante da fusão do Democratas com o PSL - liberou seus diretórios para a opção entre Lula e Bolsonaro. Ronaldo Caiado apóia Bolsonaro.

COM O PODEMOS
Além do apoio explícito do Diretório do MDB de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas conta, desde ontem, com a participação do Podemos em seus palanques eleitorais.

MEIO AMBIENTE
A derrota de Ivan Valente (Psol-SP), Alessandro Molon (PSB-RJ), entre outros, desbalanceou e enfraqueceu a bancada ambientalista no Congresso Nacional.

MEIO AMBIENTE 2
Sem representantes de maior peso, a bancada aposta na atuação de Marina Silva (Rede), ex-ministra do Meio Ambiente de Lula, eleita deputada federal, e que assumirá em 2023.

PROPAGANDA ELEITORAL
A sessão administrativa desta quinta-feira, 6, marcou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a aprovação, por unanimidade, do plano de mídia referente ao horário eleitoral gratuito para a disputa de presidente da República no segundo turno das Eleições-2022.

A PROPAGANDA ELEITORAL 2
A propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão começa nesta sexta-feira,7, e segue até a antevéspera do dia da votação, ou seja, dia 28 de outubro.

PROPAGANDA ELEITORAL 3
No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos.

A PROPAGANDA ELEITORAL 4
Conforme prevê a Resolução TSE nº 23.610/2019, a propaganda para presidente da República será veiculada na televisão de segunda à sábado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 (dez minutos de inserção diárias). 

************
Em rádio, a propaganda para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. A votação do segundo turno será no domingo 30 de outubro. 

Ruy Castro, finalmente, chegou à Academia Brasileira de Letras (ABL).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por