XEQUE-MATE

Pela democracia

21/05/2023 às 11:18.
Atualizado em 21/05/2023 às 11:18
O ex-deputado com Gilberto Kassab: busca por novas lideranças políticas (Divulgação)

O ex-deputado com Gilberto Kassab: busca por novas lideranças políticas (Divulgação)

O ex-deputado estadual Campos Machado lançou o movimento "SP Frente Cidadã", como relata matéria deste Correio na edição de hoje, na página A8. A iniciativa havia sido revelada pelo político com exclusividade ao jornal em entrevista publicada em janeiro último. A cerimônia de posse da diretoria do SP Frente Cidadã reuniu mais de 500 lideranças no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo, entre elas o vice-presidente Geraldo Alckmin; o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab; o reitor da Unipalmares, José Vicente; e o presidente do Conselho da Associação Paulista de Municípios, Carlos Cruz. 

Pela democracia 2

De acordo com Campos Machado, o movimento tem dois objetivos muito claros. Um deles é contribuir para a formação de novas lideranças em São Paulo e no país. Outra é fortalecer a democracia, por meio da defesa intransigente dos direitos das pessoas com deficiência, da luta efetiva contra o preconceito racial, da real valorização das mulheres em todos os campos de atividade e da promoção da liberdade religiosa.

FRASE

"É natural que não haja uma identidade perfeita de condições. Brasil e EUA nem sempre concordarão"

Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora do Brasil em Washington

Arte urbana

A Câmara de Campinas analisa na sessão de amanhã, em primeira votação, projeto de lei que autoriza, por meio de intermediação do município, o uso temporário e a título precário de fachadas, pavimentos, passeios, muros e outras infraestruturas urbanas para a execução de intervenções e alterações culturais e artísticas. A iniciativa, do vereador Gustavo Petta (PC do B), quer transformar esses espaços em uma galeria de arte a céu aberto na cidade. 

Hortas escolares

O vereador Marcelo Silva (PSB) protocolou projeto de lei na Câmara de Campinas que institui o programa "Adote uma Horta do Bem" nas escolas da rede de ensino do município. A proposta tem por objetivo estimular pessoas físicas e jurídicas a doarem mudas e insumos e a oferecerem orientações técnicas para perenizar o cultivo de plantas alimentares nas unidades escolares.

Reforma tributária 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assegurou que irá pautar a reforma tributária ainda neste primeiro semestre, antes do recesso parlamentar, mesmo que haja risco de que não seja aprovada. Ele disse esperar que a aprovação do arcabouço fiscal na próxima semana possa ajudar nas negociações ainda em curso sobre alguns pontos da reforma tributária. "Tem determinadas situações que todo mundo tem como regra. E a principal regra é, se um governo não fizer suas reformas no primeiro ano, ele não consegue fazê-las por causa dos calendários eleitorais que são sempre divididos no país", observou.

Contra a fome

Os países-membros do G-7 e seus convidados para a cúpula de Hiroshima fecharam um comunicado conjunto ontem. Sem fazer críticas à Rússia pela invasão da Ucrânia, os líderes mundiais preferiram se concentrar em um tema que encontra unanimidade entre eles. No texto, os signatários se comprometem a trabalhar de forma colaborativa para responder ao agravamento da crise de segurança alimentar global, ampliada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Advogado de defesa

O ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR) defendeu ontem de manhã, durante discurso feito na Marcha para Jesus, realizada em Curitiba, o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Deltan é a pessoa mais honrada que eu conheço, uma das melhores pessoas que já conheci", declarou Moro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por