Paulistão (Divulgação/ FPF)
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu , em sorteio realizado no Auditório Ibirapuera, os grupos do Campeonato Paulista de 2024. A competição se inicia no dia 21 de janeiro, ainda sem duelo definido, e se encerra no dia 7 de abril, com a grande decisão. O Campeonato Paulista, desde 2023, também garante cinco vagas à Copa do Brasil. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo são os cabeças de chave do Paulistão. A cerimônia contou com a presença de dirigentes e atletas dos 16 clubes na disputa.
Sem dérbi
Embora Guarani e Ponte Preta estejam na mesma divisão do futebol paulista, não haverá o dérbi em um primeiro momento da competição. A fórmula imposta pelos cartolas impede que o público apaixonado pelo futebol, que aguarda com ansiedade os grandes confrontos entre o Bugre e a Macaca tenha a oportunidade de acompanhar o clássico do interior. É lamentável e desrespeitoso para com os torcedores.
FRASE
“Não recuamos. Mas, em alguns momentos, a gente baixou as linhas porque a Colômbia cresceu”
Fernando Diniz
Técnico da Seleção brasileira
Retrospecto
Umberto Louzer dificilmente chegará ao acesso, mas em 23 jogos o seu aproveitamento é de 58%, um percentual que seria suficiente para disputar as quatro primeiras posições da Série B do Campeonato Brasileiro.
Melhor Desempenho
A performance de Umberto Louzer é superior ao de Mozart, que na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 obteve um percentual de 55,1% de aproveitamento em 23 partidas. Com Daniel Paulista, na Série B de 2021, os 38 jogos produziram um aproveitamento de 52,6%.
Futuro
Apesar do bom desempenho, o acesso dificilmente virá. Diante disso, o jeito será recomeçar de novo no Campeonato Paulista e conseguir as conquistas necessárias.
Futuro Garantido
João Brigatti está muito longe do aproveitamento ideal no comando da Ponte Preta. Mas recebeu a garantia do presidente Marco Antonio Eberlin diz que está assegurado para o Campeonato. Nada mais que justo, pois além de ser conhecedor dos bastidores da Ponte Preta, o atual comandante desenvolve um bom trabalho com o que tem em mãos.
Futuro Incerto
Apesar de participar da montagem da equipe desde o início, o treinador pontepretano terá à disposição um elenco que será fruto de um orçamento ainda não definido. A expectativa é a de que orçamento para o Departamento de Futebol seja
Elenco
Um fato é certo: dificilmente o elenco terá a espinha dorsal mantida. Depois de uma campanha decepcionante na Série B, a reformulação será natural e necessária para a disputa do Campeonato Paulista.
Ausência
O Corinthians finalizou a primeira semana de treinos antes do jogo contra o Bahia. Se, por um lado, Cássio voltou a treinar, por outro Fausto Vera não foi visto nos treinos, fato que o coloca como dúvida do Timão na retomada do campeonato.
Desfalque
O Palmeiras realizou neste sábado mais um treino preparatório para o duelo com o Fortaleza, marcado para o dia 26 de novembro (domingo), às 18h30, no Allianz Parque O zagueiro Luan, com uma lesão na coxa, e o lateral Piquerez, com um edema no mesmo local, ficaram no departamento médico. A atividade contou ainda com jogadores das categorias de base do sub-17 e sub-20.
Frustração
Acostumado ao protagonismo tanto em treinos como nas corridas, o holandês Max Verstappen não conseguiu esconder a sua decepção ao não brigar diretamente com Charles Leclerc pela pole no treino classificatório realizado neste sábado, para o GP de Las Vegas.
Decepção
Fernando Diniz admitiu após o jogo em Barranquilla que a seleção brasileira precisa melhorar defensivamente após sofrer a virada da Colômbia, por 2 a 1, na quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na visão do técnico, a equipe precisará "saber marcar" para buscar reação diante da Argentina e prometeu "fazer de tudo" para entregar uma grande partida na terça-feira. Na visão do treinador, a equipe começou bem e, após abrir o marcador, acabou se retraindo. O treinador admitiu que a defesa decepcionou.