XEQUE-MATE DO ESPORTE

Paulistão 2024

Ângelo Barioni
19/11/2023 às 15:11.
Atualizado em 19/11/2023 às 15:11
Paulistão (Divulgação/ FPF)

Paulistão (Divulgação/ FPF)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu , em sorteio realizado no Auditório Ibirapuera, os grupos do Campeonato Paulista de 2024. A competição se inicia no dia 21 de janeiro, ainda sem duelo definido, e se encerra no dia 7 de abril, com a grande decisão. O Campeonato Paulista, desde 2023, também garante cinco vagas à Copa do Brasil. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo são os cabeças de chave do Paulistão. A cerimônia contou com a presença de dirigentes e atletas dos 16 clubes na disputa.

Sem dérbi

Embora Guarani e Ponte Preta estejam na mesma divisão do futebol paulista, não haverá o dérbi em um primeiro momento da competição. A fórmula imposta pelos cartolas impede que o público apaixonado pelo futebol, que aguarda com ansiedade os grandes confrontos entre o Bugre e a Macaca tenha a oportunidade de acompanhar o clássico do interior. É lamentável e desrespeitoso para com os torcedores.

FRASE

“Não recuamos. Mas, em alguns momentos, a gente baixou as linhas porque a Colômbia cresceu”

Fernando Diniz

Técnico da Seleção brasileira

Retrospecto

Umberto Louzer dificilmente chegará ao acesso, mas em 23 jogos o seu aproveitamento é de 58%, um percentual que seria suficiente para disputar as quatro primeiras posições da Série B do Campeonato Brasileiro.

 Melhor Desempenho

A performance de Umberto Louzer é superior ao de Mozart, que na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 obteve um percentual de 55,1% de aproveitamento em 23 partidas. Com Daniel Paulista, na Série B de 2021, os 38 jogos produziram um aproveitamento de 52,6%.

Futuro

Apesar do bom desempenho, o acesso dificilmente virá. Diante disso, o jeito será recomeçar de novo no Campeonato Paulista e conseguir as conquistas necessárias.

Futuro Garantido

João Brigatti está muito longe do aproveitamento ideal no comando da Ponte Preta. Mas recebeu a garantia do presidente Marco Antonio Eberlin diz que está assegurado para o Campeonato. Nada mais que justo, pois além de ser conhecedor dos bastidores da Ponte Preta, o atual comandante desenvolve um bom trabalho com o que tem em mãos.

Futuro Incerto

Apesar de participar da montagem da equipe desde o início, o treinador pontepretano terá à disposição um elenco que será fruto de um orçamento ainda não definido. A expectativa é a de que orçamento para o Departamento de Futebol seja 

Elenco

Um fato é certo: dificilmente o elenco terá a espinha dorsal mantida. Depois de uma campanha decepcionante na Série B, a reformulação será natural e necessária para a disputa do Campeonato Paulista. 

Ausência

O Corinthians finalizou a primeira semana de treinos antes do jogo contra o Bahia. Se, por um lado, Cássio voltou a treinar, por outro Fausto Vera não foi visto nos treinos, fato que o coloca como dúvida do Timão na retomada do campeonato.

Desfalque

O Palmeiras realizou neste sábado mais um treino preparatório para o duelo com o Fortaleza, marcado para o dia 26 de novembro (domingo), às 18h30, no Allianz Parque O zagueiro Luan, com uma lesão na coxa, e o lateral Piquerez, com um edema no mesmo local, ficaram no departamento médico. A atividade contou ainda com jogadores das categorias de base do sub-17 e sub-20.

Frustração

Acostumado ao protagonismo tanto em treinos como nas corridas, o holandês Max Verstappen não conseguiu esconder a sua decepção ao não brigar diretamente com Charles Leclerc pela pole no treino classificatório realizado neste sábado, para o GP de Las Vegas.

Decepção

Fernando Diniz admitiu após o jogo em Barranquilla que a seleção brasileira precisa melhorar defensivamente após sofrer a virada da Colômbia, por 2 a 1, na quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na visão do técnico, a equipe precisará "saber marcar" para buscar reação diante da Argentina e prometeu "fazer de tudo" para entregar uma grande partida na terça-feira. Na visão do treinador, a equipe começou bem e, após abrir o marcador, acabou se retraindo. O treinador admitiu que a defesa decepcionou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por