xeque-mate

Passando a limpo

Luiz Saviani Rey
17/05/2022 às 20:44.
Atualizado em 18/05/2022 às 08:07

"Aceito essa realidade com a cabeça erguida", disse o ex-governador paulista (Divulgação)

As principais lideranças do PSDB nacional avançaram na noite desta terça-feira em reunião crítica, na tentativa de solver a questão da candidatura de terceira via, alimentada entre tucanos e o MDB, com a participação do Cidadania. Como prato de resistência, a reunião focou a manutenção ou a defenestração do ex-governador paulista João Doria como candidato da aliança partidária à Presidência. Ao término, nada resolvido. Nova reunião foi sugerida por Aécio Neves, com a presença de João Doria e Rodrigo Garcia. 

PASSANDO A LIMPO 2

Passada a tempestade vivida pelos principais caciques tucanos, nova batalha está reservada para esta quarta-feira, quando o PSDB vai ouvir lideranças do MDB e do Cidadania, com vistas a organizar a campanha eleitoral e eleger o candidato à Presidência pela aliança que envolve esses partidos. Há mais desencontros do que acertos entre eles. Porém, sobretudo, o Cidadania manifesta rejeição ao nome do ex-governador João Doria como candidato. 

FRASE

"O Brasil não consente com aventuras autoritárias”. 
Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral

O ESPÍRITO DO “BENTINHO” 

Um efeito entre os vereadores de Campinas pôde ser notado nas sessões desta semana, paralelo aos trabalhos de votação de pautas e aos discursos da tribuna: vários deles sentem-se melhor no Plenário do Teatro Bento Quirino, o “Bentinho”, na rua Lusitana, do que no ambiente do prédio oficial, da avenida Saudade.

O ESPÍRITO DO “BENTINHO” 2

Mais simpático, arejado, central e ao lado do Palácio dos Jequitibás, o Bentinho tem suscitado entre vários vereadores o espírito de mudança.

O ESPÍRITO DO “BENTINHO” 3

Com o prédio original em reformas, a ideia de transferir a Câmara para espaço mais adequado e cenralizado, acalentada desde que o Legislativo trocou a Anchieta pela Saudade, voltou a ocupar as mentes dos nobres edis.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A pauta da sessão da Câmara Muncipal de Campinas nesta noite terá a votação, em definitivo, do projeto de lei de autoria do vereador Luiz Cirilo (PSDB) que obriga o Executivo a publicar no site oficial da Prefeitura informações mensais e detalhadas a respeito da frota de veículos utilizadas pela Administração Central e órgãos indiretos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2 

O projeto de Cirilo obriga divulgar a relação de dados como ano do carro, modelo, placas, gastos de manutenção.

*************

“A ideia é dar transparência ao uso e gastos mensais dos veículos usados pela Prefeitura”, destaca Cirilo. 

BOM CLIMA

Randolfe Rodrigues, senador do AP que integra a campanha de Lula, abre negociações para apoiar Fernando Haddad (PT) em São Paulo. Com Marina Silva, quer a criação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

SABATINA ÁCIDA

Deputados do PSB e do PSOL protocolaram pedidos para a convocação de Adolfo Sachsida para que dê explicações à Câmara Federal sobre a privatização da Petrobras.

UCRANIANAS

A Assembleia Legislativa de São Paulo decidiu, em sessão especial, pela cassação do mandato do deputado Arthur do Val, por divulgar áudios machistas. Por 70 votos a 0. Ele havia renunciado ao cargo para concorrer em outubro. Com a decisão, perde os direitos políticos por 8 anos. 

FORA DE COMBATE

O general Carlos Alberto Santos Cruz, ex-ministro de Bolsonaro e, atualmente, seu opositor, sofreu infarto ontem e está internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por