XEQUE-MATE

Parceria internacional

16/05/2023 às 09:32.
Atualizado em 16/05/2023 às 09:32
Dário Saadi e reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá (Divulgação)

Dário Saadi e reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá (Divulgação)

Em missão oficial na Espanha, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), reuniu-se ontem com o reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá. Na oportunidade, ambos acertaram que será estabelecido um projeto colaborativo entre o município e aquela instituição de ensino na área de tecnologia. Os detalhes serão definidos posteriormente. O que ficou apalavrado é que o objetivo da futura parceria será estreitar as relações e promover a troca de conhecimentos entre as partes. Entre os projetos que Dário apresentou a Guadiá, destaque para as iniciativas voltadas à requalificação do Centro e do Pátio Ferroviário.

Comitiva africana 

A Sanasa recebeu recentemente visita de uma comitiva do Ministério de Água e Meio Ambiente de Uganda, na África. O objetivo dos africanos foi conhecer a empresa e ter uma visão ampla da sua atuação na área de saneamento de Campinas. O assistente do ministério ugandense, Richard Matua, ficou empolgado com o que viu, especialmente com o controle exercido pela Sanasa em relação às etapas de trabalho. "Nosso objetivo é levar este conhecimento de monitoramento instantâneo à Uganda, para que possamos implantar em nosso país também", destacou.

FRASE

"Eu tenho tranquilidade, serenidade, agora não tenho medo. Minha perna não treme, a voz não treme, a mão não treme, quando estou enfrentado fascista. Pode botar um fascista, 10, 20, 30."

Flávio Dino Ministro da Justiça 

Lideranças nacionais

O secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) como líderes de projetos de centro-esquerda e de centro-direita, respectivamente, no Brasil atualmente. Segundo ele, o país caminha para uma concentração partidária que vai dividir os 11 partidos que considera mais fortes em "dois projetos políticos".

Lideranças nacionais 2

No entender de Kassab, o projeto de centro-esquerda a ser liderado por Lula ficou delineado a partir do momento em que o petista escolheu Geraldo Alckmin (PSB) para ser seu vice. A oposição a essa corrente, reforçou o secretário de Governo paulista, será capitaneada por Tarcísio. De acordo com Kassab, essas duas forças é que ditarão os rumos das próximas eleições.

Inteligência Artificial

Começou a tramitar pelas comissões permanentes do Senado Projeto de Lei que regulamenta o uso de recursos da Inteligência Artificial (IA) no âmbito do poder público. De acordo com a proposta, a IA não poderia ser empregada em diversos casos, como avaliar e classificar os cidadãos com base no seu comportamento social ou sua personalidade, de modo a controlar o acesso a bens e serviços públicos.

Inteligência Artificial 2

O projeto também classifica como sendo de "alto risco" o uso da IA em atividades tipicamente governamentais, como controle de trânsito, gestão de abastecimento de água e eletricidade, acesso à educação e avaliação de estudantes, administração da justiça, investigação criminal e controle de fronteiras. A matéria certamente suscitará muitas discussões, dada a sua complexidade.

CPIs

Até o início da tarde de ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) avaliava que as três Comissões Parlamentares de Inquérito aprovadas pela Casa seriam instaladas e teriam início até amanhã. As CPIs do Movimento dos Sem Terra (MST), das Lojas Americanas e das Apostas Esportivas seriam discutidas na reunião de líderes que estava prevista para ocorrer no fim da tarde de ontem.

Dallagnol na berlinda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga hoje o registro de candidatura do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Os ministros vão decidir se o ex-procurador da República, que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, poderia ter disputado as eleições quando ainda respondia a sindicâncias, reclamações disciplinares e pedidos de providências no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Dallagnol foi eleito com 344.917 votos, a maior votação no Paraná.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por