A senadora Simone Tebet, candidata do MDB à Presidência da República, começa a semana em viagens a localidades do Rio Grande do Sul (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
Na esteira de Luiz Inácio Lula da Silva, que passou dois dias em encontros políticos em terras gaúchas, a senadora Simone Tebet, candidata do MDB à Presidência da República, começa a semana em viagens a localidades do Rio Grande do Sul, em tentativas para resolver a questão do apoio dos tucanos à sua chapa. Especialmente, Simone manterá encontros com lideranças políticas do PSDB com vistas a buscar a aproximação com o ex-governador do RS Eduardo Leite, que poderá ser seu vice-presidente.
ZÉ DE ALENCAR-2022
As cobranças já começaram sobre Geraldo Alckmin no âmago do PT (Partido dos Trabalhadores), à espera das ações do candidato a vice na chapa de Lula no sentido de se articular junto ao empresariado e às classes mais conservadoras, na busca de apoio e de votos nas urnas. A direção nacional dos petistas quer e espera de Alckmin o papel de interlocutor junto a essas classes, a exemplo do que foi José Alencar, na primeira eleição de Lula, em 2006.
FRASE
"A postura do PSD será a mesma até o final do governo Bolsonaro”.
Gilberto Kassab, presidente da Executiva do PSD
KASSAB EM LIMEIRA
Gilberto Kassab, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e principal cacique do PSD, aporta hoje em terras limeirenses. Vai presidir encontro regional do partido.
CORRIDA ESTADUAL
O encontro do PSD em Limeira tem como ponto alto o lançamento da candidatura do ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth ao governo do Estado de São Paulo. Ramuth governou a cidade entre 2017 e 2020, tendo sido reeleito para o mandato de 2021-2024. Ele deixou a prefeitura para concorrer a governador.
O PSD NO LAÇO
O PSD é uma das siglas mais disputadas pelos cacques políticos nacionais de outras colorações com vistas à formação de alianças ou de Federação Partidária.
ACORDOS, SÓ MAIS TARDE
Kassab tem conversado à esquerda e à direita, porém, conduz com cautela as negociações. Pretende contar com candidatura própria. Alianças, somente para o segundo turno.
CISÃO NO PSOL
Ala significativa do PSOL acaba de se desfiliar, com parlamentares de diversas esferas, prefeitos e correligionários descontentes com a aliança do partido com o PT de Lula.
A FORÇA DO UNIÃO
Luciano Bivar, presidente e candidato à Presidência da República, aposta na força do capital que o seu União Brasil terá, com os R$ 700 milhões do Fundão Eleitoral, para atrair partidos e formar aliança forte para as eleições de outubro. A verba do União é a maior entre os partidos.
CONTRA O STF
Jair Bolsonaro voltou a atacar o STF, dizendo que “surgiu uma nova classe de “ladrões de liberdade”. Em evento no `Paraná, onde desflou em motociata. A frase completa: “Hoje não temos mais os ladrões do dinheiro do passado. Surgiu uma nova classe de ladões, os que roubam nossa liberdade”.
ENCONTRO DO PSC
O PSC de Campinas, liderado pelo Professor Campos, realiza na manhã de hoje encontro municipal para referendar a chapa de candidatos a deputado estadual e federal. O PSC campineiro está na coligação de Bolsonaro, e, em SãoPaulo, com Tarcísio Gomes de Freitas.
CULTURA POLÍTICA
O sociólogo Rodrigo de Carvalho lança, nessa segunda-feira, o livro “O Governo Lula e a Mídia Impressa em Campinas”. O lançamento acontece na Livraria Pontes.
DADOS TABULADOS
Nova rodada de pesquisa XP/IPESP coloca Lula com 45% e Bolsonaro com 34%. Simone Tebet, que desbancou João Doria da corrida eleitora, tem apenas 3%. Perde para Ciro Gomes, do PDT, com 9%.