Raphael Veiga durante treinamento da Seleção Brasileira (Rafael Ribeiro/CBF)
O meia-atacante Raphael Veiga celebrou a oportunidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira. O jogador vive a expectativa de entrar em campo no amistoso do Brasil com o Marrocos, no sábado (25), às 19 horas, no estádio Ibn Batouta, em Tânger. Aos 27 anos, Veiga vive o auge da carreira no Palmeiras. No clube paulista, o atleta foi decisivo nos títulos recentes, entre eles o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a CONMEBOL Libertadores.
Normalidade
O São Paulo vive um início de temporada conturbado com eliminações e rumores de crise interna. O coordenador técnico da equipe, Muricy Ramalho, reconhece o momento difícil vivido pelo clube, mas crê que o trabalho de Rogério Ceni ainda trará frutos. Para Muricy, o ambiente é normal para um clube de futebol. O São Paulo agora só terá compromisso na temporada no início de abril, pela Copa Sul-Americana.
FRASE
"O Cássio sabe o quanto eu esperava por esse crescimento dele nesta temporada”
Hélio dos Anjos, técnico do Ponte Preta
Volta por cima
Cássio Gabriel e Luiz Felipe são exemplos da rotatividade do futebol. Os jogadores estavam em baixa em 2022, começaram a atual temporada como suplentes e se tornaram protagonistas nas quartas de final da Série A2 com os gols marcados na vitória diante do Comercial por 3 a 0. Os dois jogadores foram novidades na escalação de Hélio dos Anjos ao lado de Gui Pira e Artur.
Valorização
Na entrevista coletiva da última terça-feira, Hélio dos Anjos revelou que Luiz Felipe é um dos jogadores com menores salários do plantel pontepretano. A diretoria já sinalizou aos empresários que vai oferecer uma valorização salarial nos próximos meses. Luiz Felipe tem sido constantemente utilizado pela comissão técnica em diversas funções. Ele será peça importante na Série B e, por isso, recompensá-lo é mais do que justo.
Preocupação
Novas mudanças na escalação da Ponte Preta estão previstas para o primeiro jogo da semifinal da Série A2. O zagueiro Mateus Silva, substituído com dores na coxa, dificilmente será aproveitado. A partir deste momento, Hélio dos Anjos começa a analisar: Artur como lateral ou a entrada de um jogador da função como Thiago Oliveira ou Guilherme Souza. Ainda existe a preocupação com Élvis e Luiz Felipe, mas os jogadores não devem ser problemas.
Mais distante
O acordo pela renovação de Giovanni Augusto com o Guarani ficou ainda mais distante. O camisa 10 recebeu uma proposta para trocar o clube campineiro pelo Vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O contrato do atleta vai até o dia 30 de abril e dificilmente será renovado após a oferta financeira do Leão.
Custo Benefício
Embora seja um dos principais jogadores do elenco do Guarani, Giovanni Augusto não deu o retorno esperado neste começo de ano. Quando esteve saudável e disponível, colaborou com gols e assistências, mas depois passou a frequentar o departamento médico e perdeu jogos importantes da equipe. Por conta do alto salário, o Guarani não deve cobrir financeiramente o que ofereceu o Vitória e deixará nas mãos do atleta decidir o futuro.
Ataque mesclado
O ataque do Guarani deve apresentar características diferentes na Série B. Os experientes Bruno Mendes, Bruno José e Neilton - que já conhecem a divisão - podem ganhar companheiros que ainda buscam ascensão no mercado. João Victor, de 24 anos, ex-Lusa, é um deles. Vinicius Popó, 22, atualmente no Capivariano, também se enquadra nesse perfil de aposta. Com Moisés Moura no comando ténico, o Bugre pode abrir espaço para jogadores das categorias de base onde o treinador trabalhou por muitos anos.
Cautela
O Corinthians do presidente Duilio Monteiro Alves adota tom de cautela quando o assunto é mercado de transferências. Para a temporada 2023, apenas três reforços foram anunciados até agora. São eles o atacante Ángel Romero, o lateral esquerdo Matheus Bidu e, por último, o meia-atacante Chrystian Barletta, que foi anunciado de forma oficial no início da noite da última terça-feira. A tendência mais conservadora, porém, se dá pela postura adotada pelo mandatário em sua gestão.