(Alessandro Torres)
O aumento percebido da população vulnerável e que caracteriza-se como "de rua" motivou um estudo mais apurado da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social que, ao fazer levantamento e cadastramento das pessoas, constatou que grande parte são encaminhadas para Campinas por Prefeituras da região, que ofertam passagens de ônibus orientando-os que aqui serão atendidos e recebidos sem questionamentos. Percebendo esse comportamento reprovável, o Prefeito Dário Saadi anunciou na segunda-feira passada, a "Operação Retorno", com duas linhas de ação.
A primeira, responsabilizar as Prefeituras que encaminhem, injustificadamente, pessoas em situação de rua para Campinas, e a segunda, intensificar os esforços para restabelecer os laços entre pessoas em situação de rua e seus familiares.
...retorno
Dário afirmou ser "importante destacar que estamos agindo estritamente nos princípios da Lei. Essas pessoas são trazidas para cá de modo totalmente indevido e vamos responsabilizar as Prefeituras que agem assim". Essa ação foi discutida com especialistas da Administração, e o Programa visa promover o retorno humanitário. Essa é a diretriz que será seguida em Campinas. A Guarda Municipal já identificou inúmeras cidades que usaram esse expediente e busca identificar outras, e todas serão analisadas pela Secretaria Municipal de Justiça, que comunicará o Ministério Público para avaliação e providências cabíveis.
Providências
lém de oferecer passagens, o "Programa Retorno" também fornece abrigo transitório e realiza uma série de ações, como entrevista social, diagnóstico investigativo, sensibilização do usuário, localização da família, contato com a rede local, elaboração de documentação necessária para o embarque do usuário, referenciamento e auxílio no retorno dessas pessoas para as cidades de origem.
Campinas...
Em mil novecentos e oitenta e três, uma enchente de proporções catastróficas inundou a cidade catarinense de Blumenau, arrasando a cidade e fazendo milhares de vítimas.
Na ocasião, o Prefeito Magalhães Teixeira "adotou" a cidade e, em mobilização humanitária exemplar, encaminhou ao longo do tempo em que durou o drama, sessenta e cinco caminhões de donativos com alimentos, cobertores e agasalhos, que até hoje é lembrado pelo povo blumenauense.
...solidária
Diante das enchentes que traumatizam o povo do Rio Grande do Sul, o Brasil inteiro se mobiliza para doar todo tipo de produtos para amenizar o sofrimento dos irmãos gaúchos.
Nesta terça-feira a Prefeitura de Campinas enviou doações para as cidades vitimadas pelas enchentes. Dois caminhões partiram do Paço Municipal levando uma tonelada e meia de alimentos, trezentos litros de água e vinte mil copos, e meia tonelada de roupas. Seguiu também um bote para auxiliar no transporte em áreas alagadas, encaminhados para as cidades de Canoas, Alvorada e Cachoeirinha.
xxx
A mobilização em prol das vítimas das enchentes está utilizando a estrutura da Campanha do Agasalho para recolher as doações.
Pesquisa
Um fato notado na divulgação da pesquisa Real Time Big Data, que apresentou os números da corrida pela Prefeitura de Campinas nas eleições de outubro: a ausência do Vereador Paulo Gaspar, anunciado pré-candidato do Partido Novo. A explicação é que ao ser realizada a pesquisa, ainda não estava confirmada a candidatura, não sendo incluído seu nome na lista submetida aos pesquisados. Nas próximas pesquisas Paulo Gaspar constará, fazendo parte dos possíveis indicados pelos entrevistados.
ORDEM DO DIA
"Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas".
Mário Quintana