Palácio da Mogiana (Divulgação)
Uma das grandes preocupações das comunidades cultural e arquitetônica de Campinas reside, há décadas, na condição precária e de quase abandono do icônico e histórico prédio da rua General Osório, esquina com a Rio Branco, no Centro da cidade. Batizado de Palácio da Mogiana, a construção abrigou por décadas os escritórios da antiga Companhia Mogiana de Estadas de Ferro, uma das várias instituições que alimentaram o progresso e a expansão econômica de Campinas, desde os idos de 1872.
O PALÁCIO ENCANTADO 2
Com o projeto do prefeito Dário Saadi, em vias de ser viabilizado, visando à requalificação da avenida Campos Salles, os olhares de conservacionistas e de amantes da história de Campinas voltam-se para o velho, belo, mas encantado palacete de 1891- concluído em 1910 -, e que serviu à Mogiana até 1926. O prédio ocupa meio quarteirão, e tem os fundos voltados para a avenida Campos Sales. Vive às traças. Sua recuperação e retorno à utilidade é um velho sonho.
FRASE
“Quem trata de eleições são forças desarmadas. Elas dizem respeito à população”.
Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
TEMPORADA DE CAÇA
A partir desta quarta-feira, 20 de julho, estará aberta a temporada das convenções partidárias, visando à escolha e aprovação das candidaturas aos níveis que se oferecem nas eleições de 2 de outubro.
TEMPORADA DE CAÇA 2
Ou seja, à Presidência da República, aos cargos de governadores, e às cadeiras da Câmara Federal, Senado e das assembleias legislativas dos estados.
TEMPORADA DE CAÇA 3
O período das convenções será encerrado no dia 5 de agosto. A partir de então, os “santinhos” estarão nas ruas e estará aberta a guerra franca em busca dos votos.
TEMPORADA DE CAÇA 4
Só a partir das convenções é que os pré-candidatos do presente momento serão efetivamente reconhecidos como candidatos.
TEMPORADA DE CAÇA 5
E, ainda, deixará de valer parte das restrições da Justiça às propagandas eleitorais, resguardadas as normas de respeito à veracidade.
COMBATE ÀS FAKENEWS
As chamadas fakenews serão implacavelmente combatidas. Depois de 5 de agosto, os candidatos estão liberados para pedir votos. Serão permtidas publicidade na Internet e a circulação de material eleitoral impresso.
CONVENÇÕES NACIONAIS
A maioria dos candidatos à Presidência da República já tem agendada a data de suas convenções nacionais, a maioria programada para este final de julho.
CONVENÇÕES NACIONAIS 2
Ciro Gomes (PDT), marcou para 20 de julho; Luiz Inácio Lula da Silva, PT, realiza em 21 de julho. Jair Bolsonaro (PL), terá convenção no dia 24.
CONVENÇÕES NACIONAIS 3
Simone Tebet (MDB) marcou a convenção para o dia 25; Felipe Dávilla (Novo), para o dia 30. Em agosto, o União Brasil, de Luciano Bivar, no dia 5.
COLÉGIO ELEITORAL
As eleições deste ano têm o maior número de eleitores cadastrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): são 156 milhões de votantes.
ELEIÇÕES SEGURAS
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, convocou 15 entidades fiscalizadoras e mais representantes do Exército Brasileiro para reunião na segunda-feira, 1<SC210,186> de agosto.
ELEIÇÕES SEGURAS 2
A reunião com Fachin terá o escopo de levar o TSE a demonstrar as etapas, métodos, locais e formas de fiscalização do processo eleitoral.