Gilberto Kassab liberou o PSD para escolhas em nível estadual, mas o quer neutro no plano nacional ( Edu Fortes/AAN)
A posição mais complexa, e estranha até, entre os caciques partidários nas eleições que correm, sem dúvida, é a que manifesta o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. Com seu partido aliado ao Republicanos de São Paulo, na linha de apoio ao candidato Tarcício Gomes de Freitas ao Palácio dos Bandeirantes, Kassab diz a amigos, em privado, que não subirá em palanques no estado, nem dará apoio a Gomes. Em São Paulo, diz ele, o PSD será representado por Guilherme Afif Domingos.
O MURO DE KASSAB 2
O PSD de Kassab acaba de indicar o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth para ser o vice de Tarcísio Gomes de Freitas. Mesmo assim, Kassab diz que não participará em São Paulo nem mesmo de reuniões de bastidores. por não querer dar apoio a projetos sustentados pelo presidente Jair Bolsonaro. Kassab liberou o PSD para escolhas em nível estadual, mas o quer neutro no plano nacional. Ele se reserva a prestar seu apoio pessoal a Lula, PT, no primeiro turno.
FRASE
"Vamos defender em convenção que todos os diretórios estaduais do MDB estejam com Lula”.
Paulo Dantas. governador de Alagoas
MARCHESI TEM DENÚNCIA ARQUIVADA
O Ministério Público de Campinas determinou o arquivamento da denúncia de prática de “rachadinha” contra o vereador Filipe Marchesi, do PSDB.
MARCHESI TEM DENÚNCIA ARQUIVADA 2
O promotor Angelo Carvalhaes não vislumbrou embasamento na deúncia anônima apoiada apenas em folhetos que foram distribuídos na periferia da cidade.
DEBANDADA GERAL
Isolada em seu canto há mais de duas semanas, a senadora Simone Tebet (MS), candidata do MDB/PSDB/Cidadania, sentiu-se completamente só e abandonada desde ontem, com a debandada de lideranças e de governadores de seu próprio partido.
DEBANDADA GERAL 2
A debandada teve início após reunião ontem de lideranças emedebistas com o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. São 11 os diretórios estaduais que manifestaram, de pronto, apoio a Lula.
DEBANDADA GERAL 3
Liderando o bloco dos rebeldes, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, prometeu defender na convenção do MDB, marcada para o dia 25 próximo, o apoio ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno das eleições de outubo.
DEBANDADA GERAL 4
Na linha de apoio a Lula sustentada por Paulo Dantas, estão 11 lideranças estaduais do MDB do Amazonas, Maranhão Ceará, Bahia Piauí, Paraíba, Alagoas e Espírito Santo.
************
A situação ficou insustentável e assessores de Tebet já cogitam a renúncia.
TERRA PLANA
Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não aceita interferências externas ao órgão.
TERRA PLANA 2
Fachin negou-se a participar de reunião com embaixadores para discutir o processo eleitoral, e prega os ataques às urnas eletrônicas como “negacionismo eleitoral”.
************
“Quem ataca eleições semeia antidemocracia”, disse Fachin.
EDUCAÇÃO NA MIRA
Fermamdo Haddad, candidato do PT ao governo de São Paulo, deu o tom e o diapasão de sua campanha eleitoral em evento, no final de semana, em São Paulo.
************
Em seu discurso, Haddad destacou a educação como prioridade: “Nossa tarefa é, obviamente, a de reconstruir o Brasil, mas no caso da Educação, nós podemos e devemos ser mais ousados”.