Simone Tebet recebe o apoio do PSDB a sua candidatura à Presidência da República (Divulgação)
O que era esperado, aconteceu: o PSDB decidiu fechar com o MDB e emprestar apoio à candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. A possibilidade da indicação do senador Tasso Jereissatti, o tucano com o mais alto coturno nas fileiras do partido, confirma furo da coluna Xeque-Mate, em maio. A definição sobre o apoio a Tebet saiu de longo encontro entre os caciques do PSDB, na noite da quarta-feira. A confirmação foi dada ontem por Bruno Araújo, presidente nacional da sigla.
O APOIO DOS TUCANOS 2
A direção nacional do PSDB emitiu nota, afirmando que
“Nesse importante momento da história do país, firmamos proposta de coligação com o MDB para eleição de presidente da República com o nome da senadora Simone Tebet”. A despeito da oficialização do apoio, algumas vozes se levantaram no PSDB, em defesa da autonomia do partido. O deputado Aécio Neves, por exemplo, queria candidatura própria. Será a primeira vez que o PSDB deixa de ter candidato.
FRASE
"Para o país, era necessário que o PSDB tivesse sua candidatura própria. A falta dela é prejudicial ao partido”.
Aécio Neves, deputado federal do PSDB-MG
BRASTEMP
A presença de Tasso Jereissati na chapa presidencial do MDB pode representar maior vigor à coligação do partido com o PSDB e o Cidadania. Contudo, e indisfarçavelmente, não era a preferência de Simone Tebet.
BRASTEMP 2
Em recentes passeios por terras gaúchas, Simone Tebet manteve intensos contatos com os tucanos locais, em busca de uma aliança com o ex-governador Eduardo Leite, que chegou a ser o preferido de alas mais robustas do PSDB para substituir João Doria na corrida à Presidência. Tebet sonhou com Leite como seu vice.
TROCANDO AS BOLAS
O União Brasil, partido que tem em seu presidente, Luciano Bivar, o candidato à Presidência, ensaia manobra na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, abandonando as conversações com Rodrigo Garcia, atual governador e candidato ao governo.
TROCANDO AS BOLAS 2
Desde ontem, o União se articula na direção dos candiatos do Repblicanos, Tarcísio Gomes de Freitas, e do PT, Fernando Haddad.
TROCANDO AS BOLAS 3
A decisão da executiva nacional do União Brasil de abandonar Garcia e privilgiar outras candidaturas ao aos Bandeirantes pode ser reflexo do aoio do PSDB a Simone Tebet, candidata ao Planalto pelo MDB.
O DESTINO DE DORIA
Tucanos pretendem usar o próximo final de semana em almoços, jantares e reuniões na tentativa de convencer o ex-governador João Doria a concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O DESTINO DE DORIA 2
Circula entre lideranças do PSDB o comentário de que Doria já teria sinalizado o aceite. O ex-governador nega e aguarda mais substância nas negociações. Dizem que, no momento, almeja um posto acima: uma legenda para disputar o Senado Federal.
TRABALHO INFANTIL
Dário Saadi participa nesta sexta-feira do seminário Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil). O evento, no Salão Vermelho, marca o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado dia 12 de junho, e integrado ao calendário oficial da Prefeitura de Campinas.
SOM DE CRISTAL
A despeito da indicação da vereador Palermo para a compra pela Prefeitura de decibelímetros para o controle da poluïção sonora em Campinas, o secretário do Verde, Rogério Menezes diz que sua pasta disponibilizou dez aparelhos à Guarda Municipal.
- Antes de embarcar para a California, Jair Bolsonaro lançou apelo para que supermercados cortem lucros sobre a cesta básica