Pintado é o novo técnico do Guarani (Raphael Silvestre/Guarani FC)
O Guarani deve apresentar hoje Pintado como seu novo técnico. Será o quarto treinador da equipe em seis meses, sem contar a passagem de dois interinos, contexto que impossibilita uma avaliação a respeito dos critérios utilizados pela cúpula do clube na busca por um caminho a seguir no restante da temporada. O que se nota é uma diretoria desesperada, tentando a todo momento remendar seus próprios erros.
Expectativa
A expectativa é de que o Guarani avance e evolua sob o comando de Pintado e que ele possa ficar no Brinco de Ouro pelo menos até o final do campeonato, em novembro, o que seria um recorde na carreira do treinador, levando-se em conta os seus últimos três anos de trabalho. De 2021 para cá, ele já passou por oito clubes, e em nenhum deles chegou a completar quatro meses no comando do elenco.
a frase
"Foi um grande resultado, diante de um adversário difícil".
Fabinho, volante do Palmeiras
Sensação
A sensação da Série B neste momento é o caçula Operário-PR. Na segunda-feira, o time chegou à quarta vitória seguida ao derrotar a Chapecoense, em Santa Catarina, por 1 a 0 e assumiu a vice-liderança provisória da competição, com 21 pontos. O time não é de marcar muitos gols, pois só tem 8, número inferior até ao de equipes que iniciaram a rodada na zona de rebaixamento. Mas o desempenho defensivo impressiona. Com apenas 5 gols sofridos em 11 partidas, tem a melhor defesa da competição.
Perfil do torcedor
A pesquisa Convocados, de autoria do economista César Grafietti, contém informações importantes a respeito do perfil do torcedor brasileiro. Segundo a pesquisa Sport Track, contida no relatório, 17% dos torcedores encontram-se na faixa de 16 a 24 anos. Outros 28% dos fãs do futebol estão na faixa dos 25 aos 34 anos. De 35 aos 44 anos, os torcedores são 26% do total. Conforme a idade avança, o percentual diminui, pois dos 45 aos 54 anos são 16% do total. Dos 55 aos 64 anos são 10% da pesquisa. Acima dos 65% são apenas 3% dos torcedores do Brasil.
Consumo de mídia
A pesquisa Sport Track demonstra que 66% dos torcedores acompanham suas modalidades esportivas pela TV Globo. Em segundo lugar vem a TV Bandeirantes, com 38% das preferências. O Sportv é o terceiro colocado com 32%, enquanto o SBT detém 24%, dois pontos à frente da ESPN.
Competições lembradas
Entre as competições preferidas dos torcedores brasileiros, a vencedora é a Copa do Brasil, com 57%. A Copa do Mundo tem a atenção de 56% dos torcedores, um ponto à frente da Série A do Brasileirão. A Libertadores tem 54% do gosto dos torcedores. O Campeonato Brasileiro da Série B tem a escolha de 18% dos torcedores.
Futebol, um bom negócio
Uma boa notícia para todos os clubes que contam com departamento de marketing: 77% dos torcedores afirmam lembrar de marcas que patrocinam seus times de coração. Outros 76% possuem cartão de crédito e 95% têm conta bancária. Quanto aos itens de consumo, 63% consomem cerveja e 81% tomam refrigerante.
Futebol, um bom negócio 1
A pesquisa demonstra que 34% dos entrevistados fazem apostas esportivas, sendo que 26% desse total apostam de R$ 1 a R$ 20, enquanto 20% apostam de R$ 21 a R$ 50, e outros 22% depositam de R$ 51 a R$ 100 nos sites de apostas.
Marketing
A direção do Corinthians oficializou ontem a contratação do seu novo superintendente de marketing. Vinicius Manfredi de Azevedo vai substituir Sergio Moura, que pediu afastamento do cargo.
Grêmio
O zagueiro Rodrigo Caio está com a situação regularizada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está liberado para estrear pelo Grêmio. O técnico Renato Gaúcho já afirmou que o jogador está bem fisicamente, apesar do longo período afastado dos campos. Aos 30 anos, Rodrigo Caio atuou pela última vez no dia 3 de dezembro de 2023, quando entrou no final da partida em que o Flamengo venceu o Cuiabá por 2 a 1, no Maracanã, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI