O prédio da avenida Saudade, antigo, remendado e precário, não satisfaz o volume de trabalho (Divulgação)
As dificuldades que a Câmara Municipal de Campinas tem enfrentado nos últimos dois anos para operacionalizar os trabalhos legislativos, por conta de infra-estrutura, de espaço físico adequado e com conforto para abrigar sua ampla composição de salas e plenários, é um indicativo de que os vereadores necessitam, com alguma urgência, repensar a questão de ponto e espacialidade, para melhor funcionamento. O prédio da avenida Saudade, antigo, remendado e precário, não satisfaz o volume de trabalho.
NO APERTADINHO 2
Para tentar resolver graves problemas estruturais, o presidente da Câmara, Zé Carlos (PSB) contratou as reformas que estão agora em andamento no prédio oficial, na Saudade. Sessões e reuniões plenárias estão sendo realizadas há um mês no auditório do Teatro Bento Quirino, ‘Bentinho’, localizado na rua Lusitana, próximo ao Palácio dos Jequitibás. Acanhamento e cortes de energia levam os vereadores à perda de tempo. Hora de rever velho sonho do prédio próprio.
FRASE
“Os projetos básicos dos parques lineares em Campinas tiveram consultas à população de cada bairro”.
Rogério Menezes, secretário municipal do Verde
CAMPINAS E A ONU
O Município de Campinas recebeu convite para tomar parte do “Grown Green” – um projeto internacional de intercâmbio de experiências financiado pela União Europeia (UE).
CAMPINAS E A ONU 2
O projeto visa à pesquisa e inovação e combate às alterações climáticas, que auxiliam a alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”
CAMPINAS E A ONU 3
O convite foi endereçado à Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por conta do investimento do município em parques lineares.
CAMPINAS E A ONU 4
Dário Saadi, gravou um depoimento no vídeo que foi lançado virtualmente em todo o mundo na semana passada, na página oficial da IUCN no YouTube, segundo o Portal da Prefeitura.
************
“Temos um plano ousado de parque lineares na cidade. No total são 49. Temos investimentos através de financiamentos de órgãos internacionais e através de bancos públicos como Caixa Econômica e Banco do Brasil”, comentou Dário.
DEMANDAS DA RMC
O Parlamento Metropolitano da RMC encaminha ao governo paulista novas demandas de cada município da região para serem encampadas no “Mutirão das Cirurgias”, projeto que visa zerar a fila das cirurgias eletivas que foram suspensas em decorrência da pandemia de covid-19.
DEMANDAS DA RMC
O presidente do Parlamento, vereador Zé Carlos (PSB), anunciou oficialmente a medida durante a 12ª reunião ordinária da associação, que ocorreu na sexta-feira, em Morungaba.
AUDIÊNCIAS DA ALESP
Dentro da proposta da Mesa Diretora, de levar aos principais municípios paulistas a consulta pública sobre a composição do Orçamento do Governo do Estado para 2023, a Assembleia Legislativa realizou na quinta-feira, 2, sua última audiência. Ao todo, foram 29 reuniões.
AUDIÊNCIAS DA ALESP 2
Realizada na capital, a derradeira audiência pública da Alesp, que já esteve em Hortolândia, na RMC, fechou seu conteúdo, indicando uma tendência: a maioria das cidades paulistas pleiteia verbas para as áreas da Saúde, Educação, Segurança e obras.
SEMANA QUENTE
A morte de Genivaldo, no Sergipe, deverá ocupar boa parte da pauta da Câmara dos Deputados, ao longo da semana. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias convocou o ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres, para esclarecer a ação de policiais rodoviários.