xeque-mate da economia

Netflix

Estéfano Barioni
26/04/2022 às 20:32.
Atualizado em 27/04/2022 às 08:27

Pela primeira vez em mais de uma década, a Netflix registrou perda líquida de assinantes (Divulgação)

A divulgação dos resultados da Netflix, na semana passada, causou grande alvoroço nos mercados. Pela primeira vez em mais de uma década, a Netflix registrou perda líquida de assinantes. Com a perda de clientes e resultados financeiros frustrando as expectativas, as ações da empresa norte-americana de streaming despencaram, perdendo 1/3 de seu valor em apenas um dia. 

Impacto

Além do impacto que os resultados da Netflix tiveram sobre os mercados, especialmente sobre as empresas de tecnologia - que nos Estados Unidos têm suas ações negociadas na bolsa eletrônica Nasdaq - o episódio é interessante pois ilustra muito bem diversos conceitos relevantes em finanças corporativas e em relação à dinâmica dos mercados competitivos. 

FRASE

"Quanto mais tempo as pessoas assistem à Netflix e quanto mais tempo permanecem membros, estes são os critérios de sucesso para nós".
Ted Sarandos, diretor-executivo da Netflix

Origem

Quando a Netflix foi criada, em 1997, oferecia simplesmente um serviço de entrega de DVDs pelo correio. Era uma espécie de locadora de filmes que funcionava online, sem sede física, com os pedidos sendo feitos pela internet e os DVDs sendo entregues e devolvidos pelo correio. Em 2007 a empresa avançou na digitalização, passando a oferecer filmes para assistir online (streaming) através da internet. 

Crescimento

A inovação no serviço e o pioneirismo fizeram com que a empresa não parasse de crescer. O serviço chegou ao Brasil em 2011 e hoje está disponível no mundo inteiro, com exceção da China, Coreia do Norte e Síria (países que possuem restrições ao conteúdo de internet). Recentemente, a Netflix também interrompeu o serviço de streaming na Rússia, como retaliação à guerra na Ucrânia. 

Maturidade

Com a expansão e um faturamento de mais de US$ 7,7 bilhões, a Netflix chegou a se tornar a maior empresa de entretenimento do mundo no final de 2021, superando a Walt Disney Company. Além de disponibilizar filmes e séries, a empresa também passou a realizar suas próprias produções, chegando a ser a produtora de filmes mais premiada no Oscar de 2021. 

Valor

Mas mesmo uma empresa sólida precisa estar xo de ficar parada. A queda de valor da Netflix por conta da perda de assinantes é reveatenta aos movimentos de mercado e não pode se dar ao luladora de uma das maiores verdades do mercado. As empresas valem pela capacidade de gerar receitas no futuro e não pelo que elas fizeram no passado. 

Orçamento

Com a pandemia e os lockdowns que aconteceram em várias partes do mundo, a Netflix foi beneficiada pois se tornou uma das poucas opções de entretenimento disponíveis. Agora as pessoas não precisam mais ficar em casa e, ao mesmo tempo, a inflação passou a corroer o orçamento das famílias. O cancelamento do serviço de streaming tornou-se uma opção fácil e rápida para conter despesas.

Concorrência

Além disso, as vantagens de ter sido a pioneira no serviço já não existem mais. Hoje em dia a concorrência no serviço de streaming é grande. Outras grandes empresas como Disney, Amazon, HBO também oferecem filmes, seriados e conteúdo exclusivo online. Isso para não mencionar ainda opções nacionais de streaming e até o YouTube, que também conta com sistema de aluguel de filmes.

Compartilhamento

Outro desafio que a Netflix está tendo que enfrentar é o compartilhamento de senhas. Estima-se que até 30% das pessoas que acessam os serviços da empresa não são de fato assinantes e assistem aos conteúdos através de senhas compartilhadas entre familiares e amigos, reduzindo o potencial de geração de receitas. A empresa está desenvolvendo estratégias para limitar essa possibilidade. 

Diferencial

Em um mercado onde a concorrência é acirrada e os clientes não tem dificuldades de trocar de empresa fornecedora dos serviços ou mesmo de fazer o cancelamento, a única forma de uma empresa continuar crescendo é inovar constantemente. Só assim a empresa manterá um diferencial que pode garantir um futuro promissor e uma boa valorização no presente.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por