Possíveis alterações no regulamento do jogo (Reprodução)
International Football Association Board, órgão que regula as regras do futebol, começou a discutir neste final de semana eventuais alterações no regulamento do jogo. A questão do tempo das partidas entrou em pauta. Na Copa do Mundo, a orientação da Fifa era ter partidas com no mínimo 65% de bola rolando, o que influenciou árbitros a aumentarem os acréscimos. Houve tempos com até 11 minutos extras. Caso seja aprovada a regra para a pausa no cronômetro ao fim das jogadas, só poderá valer a partir de 2024.
Mudanças 2
Existe ainda uma discussão em relação às cobranças do pênalti. A possível mudança está sendo apelidada de “anti-Dibu Martínez (goleiro da Argentina)”, já que ele fez muita pressão nos jogadores que iam bater as penalidades na Copa do Mundo. A alteração contempla proibir goleiros de retardar, de alguma forma, as cobranças, além de não poderem tocar nas traves, no travessão e na rede. O órgão também debaterá a regra do impedimento
FRASE
"As medidas que serão adotadas não serão aplicadas de forma imediata, mas uma mudança no tempo dos jogos pode ser vista em 2024"
Gianni Infantino, presidente da FIFA
Felipe Amaral
O volante de 19 anos está próximo de alcançar a marca de 50 jogos pela Ponte. Amaral vem se destacando pela regularidade desde o início da sua caminhada como profissional. Ele foi revelado pelo técnico Hélio dos Anjos na abertura da Série B de 2022 e desde então se tornou titular absoluto da Macaca, inclusive chegando à Seleção Brasileira sub-20.
Valorização
Amaral renovou o contrato até dezembro de 2024 e chegou a ser monitorado por algumas equipes como América Mineiro e Red Bull Bragantino, além de equipes dos Estados Unidos. A multa rescisória para o mercado nacional é de R$ 25 milhões, enquanto o valor para os clubes estrangeiros sobe para R$ 50 milhões. Uma boa negociação não está descartada pela diretoria, mas não há nada em vista neste momento.
Amizade
Felipe Amaral e Maurício são amigos desde os 11 anos de idade. Os volantes foram formados juntos no Moisés Lucarelli. A curiosidade é que Amaral era reserva de Maurício no sub-20 e chamou atenção da comissão técnica primeiro. Agora, Maurício vai ganhando mais espaço e também tem agradado ao estafe alvinegro, que pensa na sequência da temporada.
Liberado
O meia Giovanni Augusto foi liberado pelo departamento médico do Guarani para participar da partida deste domingo, diante do Palmeiras, no Brinco de Ouro. O jogador deixou a partida contra a Inter de Limeira com muitas dores no tornozelo na última rodada, mas participou das últimas atividades e será uma peça importante para o técnico Moisés Moura.
Final de contrato
O camisa 10 está nos últimos dias de contrato com o Guarani. O vínculo é válido até o dia 30 de abril e muitos clubes da Série B estão de olho em Giovanni Augusto. Os empresários ainda sonham com uma transferência para a elite do futebol brasileiro, mas uma permanência no Brinco de Ouro, onde está adaptado e recebe bom salário, não está descartada. Giovanni está com 33 anos.
Torcida única
A partida deste domingo entre Guarani e Palmeiras será disputada com torcida única. No último mês, o Ministério Público sinalizou com uma possível mudança na lei para os grandes jogos no Estado, mas mudou de ideia após um confronto entre palmeirenses e corintianos no ABC paulista. Todas as partidas envolvendo os times de Campinas e os chamados grandes de São Paulo são realizadas apenas com torcida do time mandante.
Torneio Pré-Olímpico
As vagas para o futebol masculino nas Olimpíadas de Paris ainda não foram definidas para a América do Sul. Com direito a dois representantes, a Conmebol não chegou a um acordo para o Pré-Olímpico, que deverá ser disputado no início de 2024.
Mudanças 3
Em relação ao tempo de jogo, a International Football Association Board está propondo que a paralisação durante comemoração de gols também seja considerada nos acréscimos. Os árbitros também seriam instruídos a não permitir comemorações com mais de um minuto e meio. Por fim, a presença de jogadores do banco ou integrantes da comissão técnica dentro de campo na hora em que um gol é marcado, também pode ter a regra revista e os invasores, punidos. Enfim, são mudanças que estão sendo analisadas pelas autoridades do futebol.