XEQUE-MATE DO ESPORTE

Montagem

Paulo Reda
07/04/2024 às 11:03.
Atualizado em 07/04/2024 às 11:03
Claudinei Oliveira convocou torcida para a partida nas redes sociais (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Claudinei Oliveira convocou torcida para a partida nas redes sociais (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Diante das peças que o treinador Claudinei Oliveira começa a ter a sua disposição, o torcedor bugrino já especula a forma como a equipe pode ser montada para o início da Série B. Talvez ainda falte mais opções de um homem de área. Caio Dantas e o prata da casa Rafael são as alternativas. Bruno Mendes também tem essa característica, mas, em recuperação de cirurgia, ele só deve ser aproveitado pelo time no segundo turno da competição.

Meio de campo

Uma das incógnitas ainda presentes é como o meio de campo será formado, já que para o setor de armação Claudinei Oliveira conta com Régis, Luan Dias e Chay. Fica a expectativa também de como o ex-botafoguense estará fisicamente para o início da competição. É certo que, durante o Paulista, Chay foi preparado principalmente para a disputa da Série B após chegar ao clube com resquícios de uma série de lesões.

FRASE

"Vai ser palmo a palmo até o final”.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, sobre a Copa Libertadores

Tempo

Da última partida do Guarani no Paulista até a estreia no Brasileiro são cerca de 40 dias. E como a base da equipe já está montada, Claudinei Oliveira está com tempo suficiente para estruturar mais de uma formação tática com as peças que tem à disposição. A equipe deve ter uma postura agressiva, mas também vai precisar mudar o perfil de atuação dependendo das circunstâncias.

Fora da festa

Existe uma máxima cruel no futebol: se o técnico reluta em parar, o mercado trata de fazer o serviço. Vivemos neste final de semana as decisões dos campeonatos estaduais e alguns fatos saltam aos olhos. Em primeiro lugar, a ausência de medalhões como Luiz Felipe Scolari, Vanderlei Luxemburgo, Celso Roth, Oswaldo de Oliveira e Abel Braga, que foi o único que declarou sua aposentadoria. O restante dos profissionais, temos certeza que gostariam de encontrar-se na ribalta.

Fora da festa 1

Felipão poderia encontrar-se na decisão do Campeonato Mineiro, mas a pressão foi tamanha que ele decidiu sair em comum acordo. O fato é único: o sucesso de treinadores como Abel Ferreira no Palmeiras, Jorge Jesus no Flamengo e de Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza escancarou o atraso tático e de conhecimento destas estrelas de outrora.

Fora de festa 2

Quem poderia imaginar, por exemplo, que a decisão do Campeonato Mineiro fosse protagonizada no banco de reservas pelos argentinos Gabriel Milito e Nicolas Larcamon? Podemos chegar a conclusão que o técnico santista Fábio Carille é um sobrevivente deste vendaval provocado pelos técnicos estrangeiros. Uma vitória hoje no Allianz Park será um triunfo dos técnicos brasileiros. 

Bebidas

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deverá votar ainda este ano projetos de interesse de clubes e torcedores. Dois projetos de lei propõem o retorno da venda de bebidas alcoólicas nos estádios paulistas, algo proibido desde 1996, uma consequência gerada pela briga das torcidas de São Paulo e Palmeiras na decisão da Supercopa São Paulo de Juniores. Os dois projetos estipulam a autorização de venda de bebidas com teor alcoólico moderado, até 14% e 15%.

Diferenças

Mas existem nuances nos dois textos. O projeto de autoria dos deputados Guto Zacarias (União) e Lucas Bove (PL) determina que a venda de bebidas ficaria restrito aos estádios que tenham sistema de monitoramento por câmeras. Outro projeto, no entanto, é de autoria dos deputados Delegado Olim (PP) , Itamar Borges (MDB) e Dani Alonso (PL), destaca que a liberação traria aumento de receitas a clubes e Estado, estímulo ao comércio, à criação de empregos e ao turismo local.

Flamengo

O meia Gerson foi a grande novidade no treinamento do Flamengo. Ele participou da atividade com o grupo após ser submetido a uma cirurgia nos rins O seu último jogo foi diante do Bangu, pelo Campeonato Carioca, no dia 15 de fevereiro. Ele já não sente mais dor e vem treinando com bola desde o início da semana sem restrição de movimentos. A estimativa do departamento médico é de que ele possa reforçar o Flamengo no final do mês de abril.

COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por