xeque-mate economia / por estéfano barioni

Mercado Financeiro

Estéfano Barioni
28/07/2022 às 19:52.
Atualizado em 29/07/2022 às 08:29
O mercado financeiro não é um lugar físico, mas um ambiente onde os negócios são realizados (Divulgação)

O mercado financeiro não é um lugar físico, mas um ambiente onde os negócios são realizados (Divulgação)

O mercado financeiro não é um lugar físico, mas um ambiente onde os negócios são realizados. Mais do que a troca de bens e mercadorias, no mercado financeiro são ativos que estão sendo comprados e vendidos e, dessa maneira, constantemente precificados. Cada negociação de ativos envolve o estabelecimento de um preço comum entre as duas partes, a vendedora e a compradora. 

Ativos

Existem ativos das mais diferentes naturezas sendo negociados nos mercados financeiros. Esses ativos podem ser frações ou a totalidade de uma empresa, representadas pelas suas ações, podem ser títulos de dívida pública ou privada, podem ser contratos de fornecimento de determinados bens (como commodities) com vencimento no momento presente ou no futuro, e podem até ser instrumentos derivados dos direitos de compra ou de venda de qualquer um desses ativos. 

FRASE

"O mercado de ações é um instrumento de transferência de dinheiro dos impacientes para os mais pacientes"
Warren Buffett, megainvestidor norte-americano

Ativos 2

O importante para caracterizar um ativo financeiro é que ele sempre irá envolver um direito. Este pode ser um direito de propriedade ou de ação (ou ainda de ambos) sobre algo. Se eu compro uma ação, eu tenho o direito de propriedade sobre esta ação e posso vendê-la no momento em que eu desejar (desde que exista um comprador interessado). Tenho ainda o direito de receber os dividendos que essa ação gerar.

Desdobramentos

Os ativos financeiros possuem implicações práticas, intimamente vinculadas à economia real. Por exemplo, todos os acionistas são os "donos" de uma empresa, mas é o grupo de acionistas que detém a maioria das ações que irá controlar a empresa, tendo o poder de indicar seus gestores e trocá-los de acordo com seus interesses. A distribuição dos ativos financeiros, no caso das ações, determina o controle da empresa. 

Desdobramentos 2

Mas eu posso comprar uma ação simplesmente por achar que essa ação irá valorizar, pagar dividendos interessantes e me render um bom dinheiro, sem ter o menor interesse em ter o controle da empresa. Por exemplo, na Europa, os times de futebol são empresas e muitos possuem ações em bolsa. Nada impede que um torcedor do Napoli compre ações do Milan, se ele acredita que são as que mais irão valorizar.

Especulação

A especulação também faz parte do negócio. No fundo, em qualquer atividade econômica existe um grau de especulação, pois como o futuro é incerto, os resultados dos empreendimentos também são incertos. Quem investiu em uma plantação de café está especulando que os preços de venda do café serão suficientes para justificar o investimento e o trabalho, produzindo retornos positivos. Da mesma forma, investidores podem especular com contratos de café, sem produzir um grão sequer. 

Emoções

O mercado financeiro não é uma entidade autônoma e independente, mas apenas o resultado da soma do comportamento dos vários indivíduos que atuam nele. Como é formado por indivíduos, o mercado reflete também as emoções e os sentimentos destes indivíduos, tais como temor, angústia, euforia, ganância, etc. Essas emoções, que chamamos "humor" do mercado, impactam os negócios e os preços dos ativos.

Flutuações

O índice Ibovespa começou o ano aos 103.922 pontos. Nessa última quarta-feira, o índice fechava o pregão aos 101.438 pontos, acumulando uma desvalorização de -2,39% no ano. Mas no meio do caminho, o índice chegou aos 121.570 pontos (alta de 17%) na máxima do ano, registrada no começo de abril, e aos 96.121 pontos (queda de -7,5%) na mínima, registrada em agora em meados de julho.

Valor Intrínseco

No curto prazo, as alternâncias de "humor" do mercado provocam grandes turbulências, impactando os preços dos ativos. No longo prazo, os preços tendem a se estabilizar em torno do que seria o valor intrínseco daquele ativo. Um barril de petróleo ou uma ação têm seu valor intrínseco definido pelos benefícios que podem produzir ao seu proprietário. Qualquer preço diferente disso tende a ser corrigido em algum momento.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por