XEQUE-MATE DA ECONOMIA

Marcação a Mercado

Estéfano Barioni
15/05/2024 às 13:20.
Atualizado em 15/05/2024 às 13:20
Campos Neto, atual presidente do Banco Central do Brasil (Lula Marques/Agência Brasil)

Campos Neto, atual presidente do Banco Central do Brasil (Lula Marques/Agência Brasil)

A marcação a mercado é a prática de avaliar ativos financeiros pelo seu valor justo de mercado, ou seja, pelo preço que esses ativos teriam se fossem vendidos no mercado no momento da avaliação. Este é um processo que traz transparência e permite aos investidores saberem exatamente quanto receberiam se decidissem vender seus ativos hoje. No entanto, essa prática também pode levar a surpresas desagradáveis, especialmente em um ambiente de alta volatilidade.

Curva Invertida

Recentemente, a curva de juros futuros do Brasil passou por uma transformação importante. A curva de juros futuros passou muito tempo "invertida", como é usual dizer no meio econômico, indicando que os juros atuais eram mais altos do que os juros futuros, refletindo a expectativa de queda nas taxas de juros ao longo do tempo. No entanto, essa perspectiva mudou completamente.

a frase

“Às vezes, você precisa ficar com raiva para fazer as coisas".
Ang Lee, Cineasta taiwanês

Curva Atual

Agora, a curva de juros futuros está com uma curvatura considerada normal, com taxas crescentes à medida que aumenta o prazo de vencimento dos títulos. Esse comportamento representa a normalidade, pois do ponto de vista de quem empresta dinheiro, quanto maior é o prazo do empréstimo, maior deve ser a taxa de juros para compensar o tempo adicional de espera para obter o retorno dos recursos

Juros

Ficamos um bom tempo com a curva de juros invertida devido à previsão de que os juros futuros seriam menores do que os atuais. Essa previsão acabou, e agora os juros futuros estão em elevação. Esse novo cenário impacta diretamente os investimentos em títulos de renda fixa prefixados. Quando as taxas de juros sobem, o valor desses títulos cai, uma vez que eles pagam uma taxa fixa que se torna menos atrativa comparada às novas taxas mais altas do mercado.

Juros 2

Imagine que você possui um título de renda fixa prefixado que paga 10% ao ano. Com a alta das taxas de juros para 11%, ninguém estaria disposto a comprar seu título que paga 10% quando é possível obter um novo título pagando 11%. Portanto, se você precisar vender o seu título antes do vencimento, terá que fazêlo a um preço menor, com desconto. Esse ajuste de preço é o que chamamos de marcação a mercado.

Marcação

A marcação a mercado pode pegar muitos investidores de surpresa, especialmente aqueles que não estão familiarizados com essa prática. Se um título é mantido até o vencimento, o investidor receberá a remuneração prefixada normalmente, independentemente das flutuações de mercado. No entanto, se houver necessidade de liquidez e o título precisar ser vendido antes do prazo, o valor de mercado pode ser bem menor do que o esperado devido ao aumento das taxas de juros.

Liquidez e Duração

Em um ambiente de elevação das taxas de juros, compreendendo como a marcação a mercado funciona, os investidores devem considerar cuidadosamente suas necessidades de liquidez e a duração de seus investimentos. A decisão de manter um título até o vencimento ou vendê-lo antecipadamente deve levar em conta as condições atuais do mercado e as expectativas futuras.

Efeitos

Além disso, é importante entender que essa prática não se aplica apenas a títulos de renda fixa, mas a uma ampla gama de ativos financeiros, incluindo fundos de investimento, ações e derivativos. Títulos prefixados são utilizados como exemplo didático por serem mais fáceis de entender, mas outros tipos de ativos também estão sujeitos à marcação a mercado, fornecendo avaliações atualizadas do valor dos investimentos, mas também podendo aumentar a volatilidade.

Planejamento

Em um cenário onde a curva de juros futuros não prevê quedas significativas nas taxas e a marcação a mercado se torna uma realidade inevitável, os investidores precisam estar atentos e informados. O planejamento cuidadoso é fundamental para evitando surpresas desagradáveis e aproveitar as oportunidades que surgem com as mudanças no mercado financeiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por