Letramento Financeiro (freepik)
O Banco Central realizou uma pesquisa para avaliar o nível de letramento financeiro do brasileiro. Foram entrevistadas duas mil pessoas, com idades entre 16 e 79 anos, que responderam a um questionário sobre hábitos financeiros e sobre a forma como essas pessoas lidam com o dinheiro. Em uma escala de 0 a 100 pontos, a pontuação média obtida foi de 59,6.
Aspectos
O letramento financeiro é definido como o conjunto de conhecimentos, atitudes e comportamentos que ajudam o indivíduo a fazer boas escolhas no uso cotidiano do dinheiro. A pontuação do índice de letramento financeiro se desdobra alguns aspectos como comportamento financeiro do indivíduo, atitude ao tomar decisões financeiras, e conhecimento sobre finanças. Quanto maior o letramento financeiro, melhor tende a ser o bem-estar financeiro.
FRASE
"Eu gostaria de viver como um homem pobre, mas com muito dinheiro"
Pablo Picasso
Comportamento
Comportamento financeiro foi o aspecto em que a pontuação foi a melhor, com média de 68 pontos em uma escala de 0 a 100. A maioria dos entrevistados (81,4%) afirmou que pensa se pode pagar uma compra antes de realizá-la e 79,6% dos indivíduos que são responsáveis pelas decisões financeiras adotam mais de uma medida de controle de orçamento. São números que mostram avanços em relação a pesquisas anteriores, mas mostram que ainda há muito a caminhar.
Comportamento 2
Se olharmos pelo lado negativo, verificamos que 19% dos entrevistados não pensa se vai conseguir pagar antes de fazer uma compra e que 20% (percentual que possivelmente inclui alguns de nossos governantes) não se preocupa muito com medidas de controle de orçamento. Além disso, 81,8% dos entrevistados afirmaram que sempre ou frequentemente pagam as contas em dia. Infelizmente, o termo "frequentemente" retira a objetividade da questão.
Inadimplência
Segundo levantamento do Serasa, atualmente são quase 72 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. Isso é mais de um terço da população brasileira. A inadimplência ocorre quando uma pessoa ou empresa deixa de cumprir com suas obrigações financeiras, como o pagamento de dívidas ou de contas dentro do prazo estabelecido. O estado líder em inadimplência é o Rio de Janeiro, com mais de 53% da população inadimplente.
Atitude
O aspecto da postura do brasileiro em relação a decisões financeiras teve pontuação média de 53. A criação de reservas financeiras e pensamento de longo prazo é uma postura positiva, por exemplo, mas esse ponto depende muito do estágio de vida de cada pessoa. Mais de um terço dos entrevistados afirmam se sentir mais satisfeitos ao gastar dinheiro do que guardá-lo a longo prazo. E isso pode fazer todo o sentido para eles.
Conhecimento
Em comportamento financeiro, a pontuação média também foi de 53 em 100 pontos. A maioria dos entrevistados (85%) reconhecem a inflação como um aumento generalizado do custo de vida, mas apenas pouco mais da metade (54%) entende corretamente a influência da inflação sobre o poder de compra. E apenas 14,3% dos entrevistados conseguiram fazer um cálculo de juros simples.
Resiliência
A resiliência financeira também foi medida, apontando que 64% dos brasileiros entrevistados enfrentaram desequilíbrios financeiros nos últimos anos e tiveram que reduzir gastos ou procurar outras fontes de renda. Um percentual parecido (65%) não possui resiliência financeira, ou seja, não possui reservas suficientes: se precisarem fazer frente a uma despesa inesperada, no mesmo valor da renda mensal, já terão que recorrer a empréstimos ou ajuda de familiares.
Bem-estar
O bem-estar financeiro é um estado em que se consegue cumprir adequadamente com as necessidades financeiras, lidar com eventuais choques e ao mesmo tempo ser capaz de realizar um planejamento de longo prazo. A média brasileira de bem-estar financeiro ficou em 46 pontos, com 45% das pessoas afirmando que nunca ou raramente sobra dinheiro no final do mês. Temos muito a avançar ainda.