XEQUE-MATE

Lazer...

Carlos Cruz/carloscruz@apaulista.org.br
13/06/2024 às 18:56.
Atualizado em 13/06/2024 às 18:56

Lagoa do Bosque dos Jequitibás (@lubasi)

O Bosque dos Jequitibás é uma das mais antigas áreas verdes de Campinas, criada em mil oitocentos e oitenta e quatro por Francisco Bueno de Miranda e adquirido pelo município em mil novecentos e quinze, com área de mais de cem mil metros quadrados repleto de verde. Tem cerca de duzentos animais, entre mamíferos, aves e répteis, alguns circulando livremente pelo parque, como cutias, tatus, saguis e preguiças. No local também funciona um complexo de Museus, composto pelo Museu de História Natural, pela Casa dos Animais Interessantes e pelo Aquário Municipal; o Teatro Infantil Carlito Maia; entre outros espaços como parquinho infantil, loja de lembranças e lanchonetes diversas.

...e entretenimento

Os macacos-prego Neno, Nilo, Natan e Tominha estavam sendo traficados quando foram encontrados pela Polícia rodoviária e encaminhados à Polícia Ambiental, que procurou pela equipe do Bosque que, depois de um período de adaptação e tratamento, agora alegram seus visitantes. A Veterinária do Bosque, Bianca Mendes, conta que “os macaquinhos estavam desnutridos e debilitados quando foram resgatados, e agora estão muito bem de saúde. Tominha, que é o maior e com idade estimada de mais de um ano, está vivendo na ilha dos macacos, e os outros, Neno e Natan com dez meses e Nilo com oito meses, estão em recinto adaptado para eles”, explica Bianca. Com a proximidade das férias escolares, visitar o Bosque dos Jequitibás com as crianças é um programa imperdível, agradável e educativo.

Cidadania 

Quem for visitar o Bosque poderá conhecer a equipe quer lá trabalha em parceria com a Polícia Ambiental e os Bombeiros realizando trabalhos fundamentais. Alguns dos animais resgatados por tráfico, maus-tratos e acidentes são tratados e acompanhados pela equipe técnica. 

Crianças... 

O “Espaço Afrânio Ferreira Júnior”, nas Lagoa do Taquaral, ficou lotado neste domingo de sol de outono, quando crianças de três a dez anos puderam se familiarizar com modalidades olímpicas em evento promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer e pelo PIC – Primeira Infância Campineira. Centenas de crianças, de forma lúdica, se divertiram e aprenderam regras de vários esportes olímpicos para se familiarizarem com os Jogos Olímpicos de Paris que começam em julho. Também receberam informações sobre a importância da prática de atividades físicas em suas vidas.

...no OlimPIC 

Fernando Vanin, Secretário de Esporte e Lazer, acompanhou o evento e reafirmou o compromisso de reafirmar o hábito do esporte na vida dos campineiros. “Atingimos a meta de atender duzentas crianças, oferecendo as modalidades olímpicas para as crianças da primeira infância. O tempo ajudou e os pais acreditaram no projeto trazendo seus filhos nesta festa esportiva” afirmou o Secretário. 

xxx 

Thiago Ferrari, coordenador do PIC, reforçou o significado do projeto no núcleo familiar, “é o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, com desenvolvimento socioemocional e físico das crianças, assim como o contato delas com várias modalidades esportivas”, concluiu.

Radares e câmeras de segurança 

Os Vereadores Higor Diego (Republicanos) e Major Jaime (União Brasil) apresentaram Projeto de Lei para transformar os “radares” de Campinas também em “câmeras de segurança”, fazendo assim com que os “equipamentos de controle de velocidade” utilizem a tecnologia de “reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para identificação dos veículos.

ORDEM DO DIA

“Se você sente dor, está vivo. Se você sente a dor de outras pessoas, você é um ser humano”.
Leon Tolstói

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por