XEQUE-MATE DO ESPORTE

Intolerância

Paulo Reda
04/04/2024 às 13:16.
Atualizado em 04/04/2024 às 13:16
Vandalizado apenas 12 horas após a sua inauguração, o novo totem do Guarani, agora sem inscrições, teve que ser limpo e pintado novamente pela Prefeitura de Campinas (Rodrigo Zanotto)

Vandalizado apenas 12 horas após a sua inauguração, o novo totem do Guarani, agora sem inscrições, teve que ser limpo e pintado novamente pela Prefeitura de Campinas (Rodrigo Zanotto)

No mesmo dia em que Guarani e Ponte Preta assinam termo de compromisso de combate à violência contra a mulher, uma atitude de intolerância marca a relação entre as torcidas. O “marco zero” do Guarani, inaugurado na terça-feira, na Praça Carlos Gomes, amanheceu pichado ontem e não faltou apoio à atitude de vandalismo nas redes sociais. A intenção não é apontar culpados em relação ao que aconteceu, já que a falta de consciência atinge grande parcela dos torcedores de ambos os lados.

Intolerância 1

Mas é necessário seguir se manifestando e não considerar que se trata de uma situação normal esse desrespeito extremo. O combate precisa acontecer contra todas as formas de violência e essa, que vem revestida de rivalidade, não pode ser ignorada. Ainda deve ser possível acreditar que um torcedor poderá caminhar tranquilo na rua trajando a camisa de seu time sem a desconfiança de que, pelas cores que usa, corra o risco de não voltar para casa.

FRASE

“Estou procurando por um assento. Depende do pacote como um todo”.

Sebastian Vettel, sobre uma possível volta à Fórmula-1

Intolerância 2

Hoje, as campanhas contra a intolerância são reforçadas em todos os contextos da sociedade e no futebol não podem ser afrouxadas, numa justificativa de que é normal o embate. Rivalidade no meio esportivo tem que ser sinônimo de brincadeira, diversão e, numa perspectiva mais séria, de estímulo para o crescimento dos clubes. Quando passa desses limites, se torna nociva. É preciso levar em conta também que o engajamento dos clubes nessa batalha é essencial. Muitos dirigentes ainda se posicionam de forma alheia ao assunto.

Vai ferver

O Ginásio do Taquaral vai ferver hoje, a partir das 18h30, quando o Vôlei Renata enfrenta o Sada Cruzeiro com a possibilidade de fazer história. Depois de se classificar aos playoffs da Superliga no sufoco, a equipe de Campinas avança às semifinais em caso de vitória sobre o grande favorito da competição. No primeiro jogo, na casa do adversário, o Vôlei Renata fez incríveis 3 sets a 0. Desde março de 2021 que o time mineiro não perde sem ganhar pelo menos um set.

Reforço no Brinco

Após uma semana de silêncio, o Guarani desandou a anunciar contratações nos últimos dias para a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois do lateral-esquerdo Jefferson e do meia Luan Dias serem anunciados na terça-feira, ontem foi a vez do zagueiro Douglas Bacelar aparecer como novo reforço nas redes sociais. A busca por um jogador no setor era uma das prioridades do clube.

Reforço no Brinco 1

Revelado pelo Juventude, Douglas Bacelar, de 33 anos, chega ao Brinco de Ouro com a experiência de quem já teve passagens por clubes como Vasco, São Paulo e Chapecoense. Na Europa, disputou três edições da Europa League e atingiu a marca de 100 partidas com a camisa do Dinipro, da Ucrânia. O jogador foi contratado em definitivo pelo Guarani depois de disputar o Campeonato Catarinense pelo Avaí.

Olimpíada

O Brasil terá dois representantes no quadro de árbitros do futebol da Olimpíada de Paris-2024. Ramon Abatti e Edina Alves foram escolhidos pela Fifa para atuar tanto no masculino quanto no feminino. No total, sete brasileiros estarão atuando na competição, incluindo também assistentes e oficiais de VAR. A Fifa convocou quatro assistentes brasileiros: Rafael Alves, Neuza Inês Back, Fabrini Bevilaqua e Guilherme Dias Camilo.

John Textor

Após uma série de declarações polêmicas, o americano John Textor foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ontem. O dono da SAF do Botafogo será julgado por não apresentar provas das acusações de corrupção que fez sobre o futebol brasileiro. O caso será julgado pela Primeira Comissão Disciplinar no dia 15 deste mês, às 13h.

Novo técnico

A diretoria do Braga, de Portugal, confirmou a saída de Artur Jorge e a transferência do técnico para o Botafogo. O clube carioca, que ainda não oficializou a contratação, estava sem treinador desde 22 de fevereiro, quando demitiu Tiago Nunes, na fase preliminar da Copa Libertadores. "Conforme já é do conhecimento público, Artur Jorge deixa de ser o treinador do SC Braga", afirmou o presidente do clube, António Salvador, ontem. O time português receberá 2 milhões de euros, cerca de R$ 10,8 milhões, pela transferência.

COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por