Inovação (Divulgação)
A inovação é um elemento fundamental para o avanço econômico. São as inovações que possibilitam dar os saltos tecnológicos que irão garantir ganhos de produtividade, permitindo que as empresas e os países cresçam de maneira sustentável ao longo do tempo. Além disso, a inovação pode causar revoluções em alguns mercados, fazendo alguns setores completamente novos surgirem e outros desaparecerem.
Kodak
Um dos exemplos mais icônicos do poder da inovação é o caso da Kodak, tanto para o lado positivo como para o lado negativo (quando a inovação não é realizada). A Eastman Kodak é uma empresa norte-americana, sediada em Nova Iorque. Desde a sua criação, em 1888, a empresa dedicou-se a serviços de imagem e fotografia.
FRASE
“A inovação separa líderes de seguidores."
Steve Jobs
Primeira Câmera
Em 1885, George Eastman, que viria a ser um dos fundadores da empresa, havia comprado a patente do rolo de filme. Uma invenção que que consistia em um material fotossensível, protegido da luz, que permitiria a captura de imagens em um equipamento portátil, para posterior revelação. Após novos desenvolvimentos sobre essa ideia, a Kodak lançou, ainda em 1888, a primeira câmera portátil da história.
Novo Mercado
O novo equipamento não somente revolucionou o setor de imagem e fotografia, mas de fato criou um novo mercado inteiro, o da fotografia amadora. A partir da inovação criada pela Kodak, as pessoas comuns poderiam ter suas próprias câmeras e tirar suas fotografias. A primeira câmera da Kodak tinha capacidade para 100 fotos. Terminadas, o cliente mandava sua câmera para a empresa, que revelava as fotos e devolvia a câmera com um novo filme.
Crescimento
A partir daí a companhia cresceu e em 1935 lançou o primeiro filme que permitia tirar fotos coloridas. Essa e outras inovações criadas pela empresa foram também incorporadas à indústria do cinema e até na área da saúde. Os tipos de filmes produzidos pela empresa permitiram o desenvolvimento dos aparelhos modernos de raio-X. A primeira fotografia do planeta Terra a partir do espaço, em 1966, foi feita utilizando a tecnologia da Kodak.
Maturidade
O crescimento foi exponencial. A empresa dominava o mercado de fotografia analógica atuando tanto na fabricação de filmes como na produção de câmeras. No início da década de 80, a Kodak era a sétima companhia mais valiosa do mundo, competindo de igual para igual com empresas petrolíferas e grandes fabricantes de automóveis.
Mercado Digital
No entanto, com o advento das câmeras digitais, a empresa começou a perder espaço. Ano após ano, o mercado de fotografia analógica passou a encolher e o valor das ações da empresa ia recuando, chegando a ter uma desvalorização de 88% em um único ano. Em 2012, a empresa entrou em recuperação judicial. Hoje a empresa atua prestando serviços de impressão de imagens e não produz mais câmeras fotográficas.
Mercado Digital 2
O mais irônico é que a câmera digital foi uma invenção desenvolvida pela própria Kodak, em 1975. A primeira câmera digital do mundo foi feita pela própria Kodak. No entanto, o projeto acabou sendo deixado de lado. Na época, a empresa lucrava enormemente com o setor de fotografia analógica e continuou a apostar todas as suas fichas nesse segmento.
Mercado Digital 3
Quando ficou evidente que o futuro seria o da fotografia digital, já era tarde, e a companhia não conseguiu acompanhar o ritmo de outras empresas, como Sony e Canon, que muito antes perceberam a oportunidade e investiram. O erro da Kodak não foi ter inventado a câmera digital. Foi não ter investido no desenvolvimento dessa inovação.
Desenvolvimento
Na economia atual, a inovação é o grande diferencial. Grandes empresas de hoje podem ser ultrapassadas e ruir completamente em alguns anos se não forem capazes de criar e absorver as inovações tecnológicas. Isso destaca a importância do investimento em conhecimento e em pesquisa e desenvolvimento. Para as empresas e para o país como um todo.