A economia atual gira em torno da informação (Reprodução)
Vivemos a era da informação. A economia atual gira em torno da informação, recurso principal utilizado para, através da aplicação de técnicas e de conhecimento, realizar a produção dos bens e serviços mais valiosos e desejados pela sociedade, da maneira mais eficiente possível. Nesse sentido, a informação é a matéria-prima principal de qualquer atividade produtiva de excelência.
Responsabilidade
Nesse contexto, jornalistas e comentaristas têm o papel de prover a sociedade com informação de qualidade. Desse modo, as pessoas podem ter mais fundamentos (ou, em outras palavras, melhor matéria-prima) para tomar as decisões diárias que irão moldar o tipo de vida que elas querem ter e o tipo de sociedade que desejam formar.
FRASE
"Estamos nos afogando em dados, enquanto estamos famintos por sabedoria."
Edward Wilson, cientista norte-americano
Orientação
Governos e empresas baseiam-se em informações para realizar planejamentos, elaborar ou rever estratégias, e estabelecer programas de ação. Os dados brutos, quando contextualizados e organizados, são transformados nas informações que são a base para orientar a tomada de decisão de qualquer organização governamental ou empresarial.
Orientação 2
Por exemplo, um programa de combate ao desemprego só pode ser desenhado a partir das informações sobre quantas pessoas estão desempregadas, quem são e qual o nível de capacitação delas. Se a grande parte dos desempregados tiver baixa escolaridade e estiver na região Norte, esse problema não será resolvido pelo desenvolvimento de projetos de tecnologia na região Sul.
Projeto
As empresas também precisam considerar diversas informações antes de realizar qualquer tipo de projeto ou empreendimento. Existe mercado para a produção que se deseja obter? Quais os recursos necessários para realizar a produção? Esses recursos estão disponíveis? A que custo? Um amplo leque de informações precisa ser reunido para nortear a análise e dar fundamento à tomada de decisão.
Decisão
Já no caso das pessoas, a informação também desempenha um papel importante na condução de suas vidas. No aspecto econômico, muitas decisões são (ou deveriam ser) pautadas em informações. Na hora de escolher entre diversas oportunidades de investimento, entre comprar um carro novo ou usado, entre decidir se é melhor contrair um financiamento e comprar um imóvel ou alugar, são as informações disponíveis que norteiam a tomada de decisão.
Questões
Além dessas decisões mais imediatas, as informações também nos ajudam a entender os fenômenos atuais, de modo a permitir ter uma melhor visão do que esperar para o futuro. Por que os combustíveis subiram tanto, incluindo o etanol? A inflação alta deve persistir até quando? O país consegue crescer de maneira sustentada? Por que as reformas são importantes para o país?
Dúvida do Leitor
Muitas informações estão disponíveis, mas nem sempre temos as condições de interpretá-las. Dentro desse contexto, eu me proponho a estreitar o relacionamento com os meus leitores e abrir um espaço semanal nesta coluna para responder a dúvidas e a questionamentos. Essas dúvidas e questionamentos podem ser tanto de economia como de finanças, tanto envolvendo aspectos mais gerais quanto mais específicos.
Envio
As dúvidas e questionamentos poderão ser enviadas ao meu e-mail pessoal indicado acima ou ao e-mail dedicado: xeque.mate.economia@gmail.com. Se forem encaminhadas ao meu e-mail pessoal, peço que seja colocado "Xeque-Mate" no título, para que eu não acabe perdendo as mensagens entre os muitos e-mails que eu recebo diariamente.
Dúvida do Leitor 2
Todos os sábados, a coluna será dedicada ao esclarecimento de uma ou mais dúvidas, conforme a possibilidade. Procurarei atender a todos os questionamentos, da melhor forma possível, buscando alternar os assuntos, mas sempre me atendo às principais demandas e anseios de meus leitores. Desse modo, estarei cumprindo meu papel e tendo o prazer de interagir com meus leitores.