XEQUE-MATE DA ECONOMIA

Indústria Automotiva

Estéfano Barioni
16/02/2024 às 09:09.
Atualizado em 16/02/2024 às 09:09
Indústria automotiva (Reuters/ Nacho Doce)

Indústria automotiva (Reuters/ Nacho Doce)

A indústria automotiva é uma das mais importantes da economia brasileira. Seus primeiros passos se confundem com o próprio processo de industrialização brasileiro, iniciado entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Nesse período, a chegada de imigrantes europeus, a grande entrada de recursos pelas exportações de café e um processo crescente de urbanização formaram as bases das transformações que permitiram o surgimento da indústria automotiva no país.

Importados

O primeiro carro automotor a rodar no Brasil foi um Peugeot modelo Type 3, importado em 1891 por Santos Dumont, o inventor brasileiro que criou o primeiro avião capaz de decolar e voar por meios próprios. Em 1903, na cidade de São Paulo, foi realizado o primeiro emplacamento de veículo automotor. O automóvel, também importado e que recebeu a placa "P-1", era de propriedade do industrial Francisco Matarazzo.

FRASE

"O Brasil é o 8º fabricante do mundo de veículos, o 6º maior mercado do mundo, e nós temos tudo para crescer"

Geraldo Alckmin, vice-Presidente 

Primeiros

Passos A primeira montadora a se instalar no Brasil foi a Ford, em 1919. A filial brasileira da empresa foi instalada no centro de São Paulo, onde os modelos Ford T, o famoso "Ford Bigode", começaram a ser montados. Em 1921, foi inaugurada a primeira estada do Brasil construída especialmente para o trânsito de carros e caminhões, ligando São Paulo e Campinas.

Grandes Empresas

Outras grandes empresas foram sendo instaladas, alimentando o processo de consolidação da indústria. Em 1925, a General Motors se instalou no Brasil. Em 1941 foi fundada a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, que se tornaria uma importante fornecedora de aço para a indústria automotiva. Em 1948, a GM do Brasil produziu a primeira carroceria de ônibus feita inteiramente em metal com matéria-prima nacional.

Década de 50

A década de 50 marcou a expansão definitiva da indústria automotiva brasileira. Em 1953, além da chegada de novas empresas, com a fundação da Volkswagen do Brasil e da Mercedes Benz do Brasil, houve a proibição da importação de veículos completos e montados. A medida buscava impulsionar o estabelecimento da indústria no Brasil. Também em 1953, foi criada a Petrobras, visando o aumento da oferta de combustíveis no país.

Nacionalização

Em 1955, Juscelino Kubitscheck foi eleito presidente tendo promeitdo que a indústria automotiva seria impulsionada e que seriam produzidos veículos efetivamente nacionais. Nesse mesmo ano, foi feita fundição do primeiro bloco de motor no Brasil e na América Latina. No ano seguinte, 1956, foi lançado o Romi-Isetta, o primeiro automóvel inteiramente fabricado no Brasil.

Expansão

A indústria automobilística expandiu-se rapidamente nas décadas seguintes, concentrando-se principalmente na região do ABC paulista. Novas montadoras surgiram em diferentes partes do país, como a Fiat em Minas Gerais, a Volvo no Paraná, e a Agrale no Rio Grande do Sul. Essa expansão impulsionou o desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do Brasil, embora o coração da indústria continuasse no estado de São Paulo.

Cenário Atual

Atualmente, a indústria automotiva brasileira é uma das mais relevantes do setor industrial. Contando com 26 empresas atuantes e 57 fábricas distribuídas em 9 estados, o setor emprega mais de 1,2 milhão de pessoas direta e indiretamente. Sua participação direta no PIB brasileiro é de 2,5%. Em relação ao PIB produzido pela indústria da transformação, a participação da indústria automotiva é de 20%.

Futuro

O ano começou bem para a indústria automotiva, com aumento de 13% nas vendas de automóveis no primeiro mês do ano, em relação a janeiro de 2023. Depois da desativação de algumas unidades, o setor tem investimentos significativos que podem ser desengavetados e o governo espera que o programa Mover, lançado em dezembro e voltado para a descarbonização e a inovação no setor, possa incentivar esses investimentos e aumentar a competitividade da indústria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por