Exército será a primeira corporação a desfilar na parada de 7 de Setembro, com tropas a pé e viaturas blindadas na Avenida Francisco Glicério (Cedoc/RAC)
Hoje comemora-se o bicentenário da Declaração de Independência do Brasil. Em 07 de setembro de 1822, há exatos 200 anos, o Brasil cortava os laços formais que o mantinham como parte do território do Reino de Portugal. A data é simbólica e remonta ao grito declarado às margens do Ipiranga, mas os eventos que levaram ao processo de independência do Brasil já haviam se iniciado vários anos antes.
Relações
Atualmente, com a globalização e a intensificação do comércio internacional e dos fluxos de capitais que vão de um lugar para outro, o que se tem são países autônomos e soberanos, que possuem relações de interdependência econômica entre si. Essas relações se estabelecem na exportação e importação de mercadorias (como matérias-primas e produtos acabados), e também de capital, tecnologia, conhecimento e mão de obra.
FRASE
“Onde a imprensa é livre e todo homem pode ler, tudo está seguro."
Thomas Jefferson, principal autor da declaração de independência dos EUA
Relações 2
Mas isso não impede que as nações sejam independentes. Ao contrário. Independência não significa isolamento, pois quem não se expõe ao mundo não é verdadeiramente independente e soberano, é apenas isolado. É nas relações com o resto do mundo que um país pode de fato exercer a sua soberania e sua independência.
Correio Popular
Aproveitando a data de hoje, gostaria também de fazer referência a outra data muito importante: o aniversário de 95 anos do Correio Popular. É uma data muito significativa, especialmente quando se pensa que nos 200 anos de independência do Brasil, em praticamente a metade deles o Correio Popular esteve presente, trazendo informação para a população de Campinas e região.
Imprensa
A imprensa tem um papel muito importante para uma sociedade, tanto que muitas vezes é chamada de "Quarto Poder" de uma nação. A livre circulação de informações e de ideias não só melhora o nível de conhecimento das pessoas, como também é uma das bases fundamentais da democracia. Sem acesso à informação, não pode haver liberdade ou independência.
Imprensa 2
A imprensa também teve importância na Declaração de Independência do Brasil. Com a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, foi criada a Imprensa Régia. A instalação das primeiras máquinas de tipografia permitiu a publicação dos primeiros jornais em solo brasileiro, o que contribuiu para a criação de um sentimento cada vez maior de identidade nacional.
Era da Informação
Hoje vivemos a era da informação. Quase em tempo real, chegam a nós informações sobre eventos que acontecem em outros continentes. Na economia isso tornou-se ainda mais sensível. Com o avanço na capacidade das tecnologias da informação, a quantidade de dados disponíveis aumentou de maneira impressionante.
Era da Informação 2
A cada um ou dois dias, o mundo gera mais informações do que toda aquela já produzida pela humanidade até o começo desse século. Além da grande quantidade e velocidade com que o mundo gera novas informações, existe a questão da confiabilidade. Com as tecnologias de hoje, qualquer pessoa pode produzir informações que são espalhadas como se fossem notícias, quando na verdade não são (as famosas fake news, "notícias falsas").
Responsabilidade
Nesse cenário, a imprensa escrita tem seu papel renovado e não é apenas uma mera fonte de informação. Hoje a imprensa escrita tem o papel de trazer notícias confiáveis, com credibilidade e independência, e ainda fornecer mais do que a simples informação, mas também trazer a visão e os comentários de especialistas e cronistas, dando espaço para a formação de ideias.
Fortalecimento
Um país independente e livre é formado por pessoas igualmente independentes e livres, pessoas que não apenas recebem e reproduzem conteúdos, mas que têm a capacidade de relacionar ideias e formar suas próprias opiniões. Assim como nas relações econômicas, a independência não está no isolamento, mas na capacidade de se fortalecer com as trocas e relações com o mundo externo.