XEQUE-MATE

Impasse no centro

Luiz Saviani Rey
22/05/2022 às 10:45.
Atualizado em 22/05/2022 às 10:45

Avenida Campos Sales, cujas obras de reforma estão previstas para serem iniciadas em agosto: intervenção deflagrará processo de requalificação da área central; secretarias municipais elaboram propostas (Ricardo Lima)

O Centro de Campinas, tradicional e histórico, vive hoje o embate sem solução por sua revitalização e ocupação. São muitas as nunances que envolvem hoje uma crise iniciada com o esvaziamento da região central, por conta de saídas importantes, como os cinemas, no princípio, os escritórios de advocacia - com a descentralização do Fórum e a Cidade Judiciária -, as lojas de veículos e o comércio mais substancial. Reocupar o Centro é um verdadeiro desafio não apenas para o Poder Público, como para a sociedade. 

IMPASSE NO CENTRO 2

O Correio Popular aborda em sua edição de hoje a questão crucial do Centro, com entrevista de Carolina Baracat, secretária do Planejamento. Por meio dela, é possível perceber a existência de projetos e de ações que preconizam a revitalização e reocupação da região central. O grande problema reside na imensa legião de moradores de rua e o que fazer com eles. Para uma solução eficaz, nota-se a necessidade de discussão e boa vontade de todos os segmentos da cidade. 

A FRASE

"A liberdade de expressão existe para manifestar opiniões contrárias, e não para imputação do ódio”.

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal

ARTISTA DO TIK TOK

O governador paulista, Rodrigo Garcia, ignora o tiroteio no PSDB nacional, com a tentativa de rifa da candidatura a presidente de João Doria, e vai marcando seu espaço como candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

ARTISTA DO TIK TOK 2

A tática eleitoral mais recente de Rodrigo Garcia foi produzir interessante vídeo postado no Tik Tok. As imagens mostram um governador candidato respondendo agilmente a um quiz sobre o Estado de São Paulo.

ARTISTA DO TIK TOK 3

O vídeo introduz Rodrigo Garcia abrindo uma porta e recebendo a pergunta de um interlocutor sobre qual o município mais antigo de São Paulo. Um Garcia risonho responde na lata: “Isso é fácil, São Vicente”.

ARTISTA DO TIK TOK 4

“E a cidade mais alta”, indaga o interlocutor. E Garcia: “Campos do Jordão”. E a cidade mais agrícola? Garcia: “Itapeva”. E a Rodovia mais extensa? Garcia: “A Via Anhanguera, que tem 400 quilômetros”.

ARTISTA DO TIK TOK 5

Após a torrente de perguntas, Garcia erra ao responder qual o município com menor área. Ele arrisca São Caetano do Sul, mas leva o gongo. A resposta correta é Borá. Com média alta no quiz, o governador se despede recomendando à equipe que “pague o lanche”.

CRISE NO NINHO

A semana começa com as articulações do PSDB, do MDB e o Cidadania para emplacar a candidatura à Presidência da República da Senadora Simone Tebet (MDB-MS).

CRISE NO NINHO

Enquanto mantém-se atvo na articulação pró-Tebet, o partido tucano terá de enfrentar as manobras do ex-governador João Doria para manter-se como candidato eleito em prévias.

ATO DO PODEMOS

O vereador e presidente do Podemos em Campinas, Eduardo Magoga, prepara evento para recepcionar a deputada federal Renata Abreu em junho. Ambos entregarão emendas e equipamentos esportivos a entidades da cidade.

 *************

Renata Abreu é candidata à reeleição e deve dobrar com Magoga para a Assembleia Legislativa.

ARAUTOS DA PAZ

O Padre Júlio Lancellotti, da Arquidiocese de São Paulo, será agraciado nesta segunda-feira, 23 com a medalha “Arautos da Paz”, a ser entregue pela Câmara Municipal de Campinas.

ARAUTOS DA PAZ 2

A proposta da homenagem ao padre Lancellotti é de autoria dos vereadores Gustavo Petta (PCdoB) e Cecílio Santos (PT). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por