editorial / do correio popular

Imersão total na Revolução Industrial 4.0

Do Correio Popular
28/07/2022 às 19:44.
Atualizado em 29/07/2022 às 08:27
Com a chegada da internet 5G, trazendo velocidades 50 a 100 vezes maiores do que a atual, uma nova realidade estará disponível a todos (Reprodução)

Com a chegada da internet 5G, trazendo velocidades 50 a 100 vezes maiores do que a atual, uma nova realidade estará disponível a todos (Reprodução)

Carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado e robôs domésticos fizeram parte do cenário futurístico da consagrada série de desenho animado, Os Jetsons, de Hanna-Barbera, exibida originalmente na década de 60 pela rede de TV ABC, nos Estados Unidos, e pelas TVs Excelsior e SBT, no Brasil, nos anos 70 e 80. Agora, com a chegada da Revolução Industrial 4.0 e da internet 5G, com velocidades 50 a 100 vezes maiores do que a atual, uma nova realidade estará disponível a todos, possibilitando, inclusive ao usuário comum, fazer coisas que vão muito além das invenções dos autores da famosa série de TV da década de 60.

Acompanhando essa revolução industrial, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Campinas, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), lançarão, em setembro, uma jornada de transformação digital, visando a preparar as indústrias paulistas para a modernidade que se avizinha. A previsão do Ciesp é a de atender 40 mil indústrias em todo o território bandeirante. 

A iniciativa da entidade consiste numa imersão total no mundo da computação em nuvem, big data analytics (sistema de coleta, organização, processamento e análise de dados), robótica colaborativa, manufatura aditiva, simulação digital, cibersegurança, inteligência artificial e realidade aumentada e virtual. Essas tecnologias prometem introduzir transformações radicais no funcionamento das empresas e nas relações das equipes com as máquinas. Especialistas adiantam que, com o amplo uso da conectividade proporcionada pela quarta revolução industrial, haverá um nível de integração que não era possível anteriormente. De acordo com os consultores dessa nova era, as relações dos consumidores com os fornecedores, ao longo da cadeia de suprimentos e entre diferentes áreas de uma mesma empresa, já estão sendo impactadas. 

Com a entrada em operação da internet 5G, prevista para 2025, o conceito de conexão entre objetos físicos - veículos, máquinas, prédios e qualquer equipamento dotado de tecnologia embarcada - deixará de ser uma possibilidade teórica para um exercício prático no cotidiano da sociedade. Trata-se de uma extensão da internet atual a possibilitar que objetos do dia a dia, com capacidade computacional e de comunicação, troquem dados e informações entre si, tanto no ambiente doméstico quanto acadêmico, comercial e industrial. Assim, o mundo dos Jetsons, finalmente, poderá se tornar uma realidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por