xeque-mate da economia

Home Schooling

Estéfano Barioni
08/06/2022 às 20:52.
Atualizado em 09/06/2022 às 08:40
No Home Schooling, os pais se responsabilizam pessoalmente por fornecer ensino aos filhos em modalidade domiciliar (Divulgação)

No Home Schooling, os pais se responsabilizam pessoalmente por fornecer ensino aos filhos em modalidade domiciliar (Divulgação)

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autoriza a prática de Home Schooling, onde os pais se responsabilizam pessoalmente por fornecer ensino aos filhos em modalidade domiciliar, sem frequência escolar. Segundo a legislação atual, a prática de home schooling não é permitida e a frequência escolar é obrigatória para todas as crianças e jovens, dos 4 aos 17 anos de idade.

Tramitação

Depois da aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei segue para o Senado. Se lá for aprovado com alterações, o texto retorna para a Câmara dos Deputados para ser apreciado novamente. Se for aprovado sem alterações, vai para o Presidente da República que pode sancionar ou vetar o texto. Em caso de sanção, o texto se torna uma nova lei e o home schooling estaria legalizado no país. 

FRASE

"A educação não é preparação para a vida; educação é a própria vida.”
John Dewey, filósofo norte-americano

Produtividade

Mas por que esse assunto em uma coluna de economia? Porque a educação tem um grande papel no desempenho econômico de uma nação. A educação, ao lado de todo o aparato legal e institucional de um país, tem grande impacto na produtividade do trabalho, ou seja, na capacidade de transformar insumos em produtos de maior valor agregado.

Educação e Produção

Países com melhor desempenho educacional são também os países que geram as inovações tecnológicas que permitem dar saltos de produtividade, aumentando o valor agregado de sua produção e gerando maior riqueza per capita. Não é mera coincidência. Para inovar e produzir com eficiência e alto valor agregado, boa formação educacional é fundamental. 

Educação e Produção 2

Por outro lado, os países com baixo desempenho educacional acabam se concentrando no desenvolvimento de atividades econômicas pouco elaboradas, sem grande conteúdo de inovação. São atividades geralmente localizadas no início das cadeias de produção, focando na produção de insumos básicos, como as commodities, que têm menor valor agregado. 

PISA

O Brasil não tem tido um bom desempenho educacional, isso não é novidade para ninguém. O maior programa internacional de avaliação de estudantes é o PISA, que a cada 3 anos avalia as habilidades de alunos de 15 anos em vários países, considerando conhecimentos de matemática, ciências e capacidade de leitura em seu próprio idioma. 

PISA 2

A última edição do PISA foi realizada em 2018. Em conhecimentos de matemática, o Brasil ficou em 71° lugar entre 79 países avaliados. Em ciências, o Brasil ficou em 65° lugar. Já em capacidade de leitura no próprio idioma, o Brasil ficou em 58° lugar. A edição do PISA que seria realizada em 2021 foi adiada e será realizada esse ano, por conta da pandemia. 

Pandemia

O PISA desse ano irá capturar os efeitos da pandemia na educação de nossos jovens. Mas já sabemos de antemão que esses efeitos foram muito profundos. A falta de continuidade escolar provocou grandes lacunas no aprendizado das crianças, no Brasil e no mundo. Isso aconteceu em grande parte porque as famílias não tinham estruturas para acomodar o ensino remoto, realizado em casa. 

Aprendizado

Pior do que isso, os pais simplesmente não têm as capacitações didáticas necessárias à construção do aprendizado. Alguns pais podem ter essa capacidade, mas a grande maioria não tem. E mesmo se tivessem, o aprendizado não se constrói somente com transmissão de conteúdo, mas também nas relações sociais que se estabelecem com os colegas e com os professores, com pessoas que possuem visões de mundo diversas daquela que se tem em casa. Todos aprendem com isso. 

Valorizar a Escola

Se o sistema educacional apresenta problemas e falhas, o melhor a fazer é lutar para melhorá-lo. A melhoria da educação passa por estabelecer objetivos concretos, adotar métricas de acompanhamento, e investir de forma inteligente em práticas que dão retorno para aumentar a qualidade de educação dos alunos. Retirar as crianças da escola não ajudará em nada a nossa educação. 

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