O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas divulgou que, até o momento, 577 pacientes iniciaram o tratamento de hemodiálise na região este ano (Kamá Ribeiro)
Campinas, em seu sistema SUS municipal, disponibiliza duzentas e cinquenta e três vagas para atendimento de hemodiálise que, pela sua complexidade, é responsabilidade do Estado ofertar o tratamento.
As vagas de Campinas são oferecidas por meio de convênios com o Hospital da PUC e da Beneficência Portuguesa, que têm cem por cento desses espaços ocupados.Campinas sendo referência em saúde, recebe muitos pacientes de outros municípios.
...no SUS
Em razão disso, o Prefeito solicitou uma reunião com o Secretário Estadual da Saúde, Eleuzes Paiva, para discutir a ampliação de vagas para hemodiálise em Campinas.
Dário observa que "há várias semanas acompanho a situação de sobrecarga de hemodiálise aqui e na região. Esperamos contar com a compreensão do Estado para resolver essa situação o mais rápido possível. Depois da pandemia, a demanda pelo procedimento aumentou muito".
Emergência
Para não desassistir os pacientes, a alternativa está sendo internar as pessoas para que recebam o tratamento nos hospitais. Nesse momento, dezoito pessoas estão internadas em leitos municipais para realizar o procedimento, sendo onze de Campinas e sete de outras cidades.
Campinas...
Com despesas custeadas pela Blooomberg Philanthropies, o Prefeito Dário Saadi e Ângela Guirão, Diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável participarão das 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP-28), em Dubai, Emirados Árabes.
...na COP-28
Dário apresentará exemplos de ações realizadas na cidade que possam servir de modelo global no combate à crise climática. Eles embarcaram na madrugada desta quinta-feira para acompanhar uma série de apresentações entre os dias primeiro a três de dezembro.
xxx
Ângela Guirão afirma que "Campinas é signatária de acordos internacionais com o o "Race to Zero", "Race to Resilience" e possui Política Municipal de Enfrentamentos de Impactos da Mudança do Clima e da Poluição Atmosférica, além de estar elaborando o Plano Local de Ação Climática Integrada. Estar na COP-28 é uma oportunidade rica para participar de trocas entre cidades do mundo", conclui.
CAUSA...
O Deputado Estadual e Presidente da ONG OperaCão Resgate, Rafael Saraiva (União Brasil), a convite da ativista Marjorie Rodrigues, esteve ontem em Campinas para participar de um "bate-papo" sobre a causa animal.
...ANIMAL
Antes da reunião o Deputado esteve em visita ao Vice-Prefeito Wanderley de Almeida (Wandão) apresentando projetos voltados à causa animal, acompanhado pelos companheiros de Partido, Vereador Rodrigo da Farmadic e o Presidente da EMDEC, Vinicius Riverete.
Participaram também do encontro a Advogada da ONG, Larissa Vida e Marjorie Rodrigues.
Cidadão...
Por iniciativa da Vereadora Paolla Miguel (PT), a Câmara Municipal entregará, em Sessão Solene na noite de hoje, o Título de Cidadão Campineiro ao Médico, ex-Vereador e primeiro suplente de Deputado Federal Pedro Tourinho de Siqueira, natural de Belo Horizonte.
...Campineiro
Presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, Pedro Tourinho, forte liderança de seu Partido, PT, é candidatíssimo a Prefeito por uma coligação de esquerda formada prioritariamente pelo PT, PCdoB e PSDOL, pelos relevantes trabalhos comunitários que realizou e realiza na área da saúde na periferia de Campinas é mais que merecedor da honraria.
De parabéns a Câmara Municipal.
ORDEM DO DIA
"Em árvore que não dá frutos,
ninguém atira pedras."
Sabedoria popular