XEQUE-MATE / POR LUIZ SAVIANI REY

Haddad, fraco no debate

Luiz Saviani Rey
09/08/2022 às 10:08.
Atualizado em 09/08/2022 às 10:08
Fernando Haddad no debate entre os candidatos ao governo de São Paulo, transmitido pela TV Bandeirantes (Renato Pizzutto/Band)

Fernando Haddad no debate entre os candidatos ao governo de São Paulo, transmitido pela TV Bandeirantes (Renato Pizzutto/Band)

Esperava-se mais de Fernando Haddad no debate entre os candidatos ao governo de São Paulo, transmitido pela TV Bandeirantes, no domingo à noite. Não foi bem. Aliás, foi fraco e mecânico o candidato do PT, que já foi prefeito da capital e abusou nas propostas para solucionar problemas do Estado, esquecendo-se das limitações do Orçamento. Haddad quis colar em Rodrigo Garcia, do PSDB, a pecha de “Malufista”, mas parece ter esquecido que no passado, chegou a pedir o apoio de Paulo Maluf.

PESOS E MEDIDAS

Não se pode dizer, de maneira categórica, que houve um vitorioso nesse primeiro debate de âmbito estadual, mas, a par da condição mediana, ou fraca de Haddad, verificou-se ligeira vantagem do governador Rodrigo Garcia quando se coteja seu preparo ante os desafios lançados pelos demais candidatos. Garcia foi mais firme e incisivo, atacando com maior conhecimento e sensibilidade os problemas do Estado. Não se escondeu das pechas ideológicas. 

FRASE

“São Paulo quer paz para poder trabalhar. Não queremos brigas políticas, ideológicas, queremos olhar para a frente”.

Rodrigo Garcia, governador de Sâo Paulo

APADRINHADOS

Pontos altos do debate:
Acusado por Tarcísio Gomes de Freitas, o candidato do Republicanos, que o chamou de apadrinhado e “candidato do Doria”, o governador Rodrigo Garcia respondeu: “Quem tem padrinho aqui é você. Eu sou cndidato da minha história. Tenho 24 anos dedicados a São Paulo”.

APADRINHADOS 2

Garcia historiou suas obras e realizações como governador que sucedeu Doria, e recebeu como resposta a promessa de Tarcísio de uma nova feição no governo de São Paulo.

TIROTEIO

Tarcísio mandou bala: “Fica claro que o senhor aprendeu com o Doria. E daí vamos trabalhar São Paulo de uma outra maneira, dando maior dinâmica ao crescimento do Estado e da geração de emprego. Acionar as alavancas da redução tributária, da infraestrutura, da desburcratização”.

TIROTEIO 2

“Tarcísio, Até agora o que você puxou foi a alavanca de tirar dinheiro de São Paulo. É só olhar o orçamento do DENIT. Você colocou São Paulo em último lugar na construção de estradas”, respondeu Garcia. 

TRANSPARÊNCIA E CONSCIÊNCIA 

O presidente da Câmara Municipal de Campinas, veredor Zé Carlos (PSB), protocolou projeto de lei visando a obrigar a EMDEC a divulgar, mensalme, listas contendo o número de autuações de trânsito, de locais com maior incidência de multas. 

TRANSPARÊNCIA E CONSCIÊNCIA 2

O projeto de Zé Carlos prevê que as listas sejam publicadas no Diário Oficial do Município e explica seu propósito: “O objetivo é dar oportunidade à população de conhecer os locais das ocorrências, para um trabhalho de conscientização”.

CONVENÇÃO DO PDT

O PDT realizou sua Convenção Estadual em São Paulo, confirmando os nomes da chapa do partido à disputa de vagas ao Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Élvis Cézar é o candidato aos Bandeirantes.

CONVENÇÃO DO PDT

O médico e presidente da legenda em Campinas Casemiro Reis, teve seu nome confirmado e vai disputar pelo PDT vaga para de deputado estadual nas eleições de 2 de outubro.

CARTA DA UNICAMP

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou ontem abaixo-assinado e manifesto pela Democracia e pelo respeito aos resultados da eleição de outubro, para refletir o pensamento de parcelas da comunidade acadêmica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por