Na rede particular, Qdenga é recomendada para a faixa etária entre 4 e 60 anos; já no SUS, a estratégia adotada foi destinar a vacina para pessoas entre 10 e 14 anos (Kamá Ribeiro)
O Prefeito Dário Saadi encaminhou Ofício ao Ministério da Saúde reivindicando o envio, para Campinas, de vacinas contra a dengue, uma vez que a cidade ficou de fora da relação de quinhentos e vinte e um municípios que receberão. O Ministério da Saúde afirmou que a estratégia de distribuição do imunizante para o ano de dois mil e vinte e quatro já está totalmente definida. Apesar de atender a maioria dos requisitos, Campinas ficou de fora da lista.
...contra a dengue
Dário Saadi manifestou-se dizendo que "estamos enfrentando uma guerra contra a dengue na cidade, que está em alta de casos. A vacina é mais uma aliada contra essa doença que mata. Estou recorrendo ao Ministério da Saúde para que eles avaliem os dados epidemiológicos de Campinas e possam enviar doses para nossa cidade".
A lista do Ministério não contemplou nenhuma cidade da Região Metropolitana de Campinas, e na grande São Paulo incluiu Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Izabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis.
{TEXT}
Requisitos
De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, nossa metrópole atende a maioria dos requisitos para o recebimento das vacinas, e a avaliação epidemiológica sinaliza a urgência de sua inclusão na relação das cidades que receberão. A única exceção da lista de requisitos é o indicador sobre o sorotipo DNV-2, que não circula no município desde dois mil e vinte e um.
Providências
Neste ano Campinas já totaliza oitocentos e cinquenta e cinco casos de dengue, mas sem nenhum óbito. Neste mês já foram realizados três mutirões e já tem novas ações quinzenais programadas até março.
Além disso, a Secretaria de Saúde realiza diariamente trabalhos de prevenção e combate à doença.
Banco...
A Prefeitura divulgou terça-feira em evento no Salão Azul, o balanço das arrecadações realizadas pelo Banco de Ração, apresentando resultado positivo.
Foram arrecadadas mais de dez toneladas de ração e quatrocentas casinhas, sendo duzentas para cães e duzentas para gatos.
...de ração
A maioria das doações veio de uma emenda impositiva do Vereador Paulo Hadad, autor da Lei do Banco de Ração, aprovada em dois mil e vinte e um.
Do montante arrecadado, o Departamento de Bem-Estar Animal já está distribuindo os alimentos para cães e gatos além dos utensílios. Dário Saadi afirmou ser Campinas "referência em bem-estar animal, com diversos programas inovadores como o Consultório Móvel e o Samu Animal".
Solidária
Dário também lembrou o quanto a população campineira é solidária e destacou a importância de sensibilizar as pessoas para doarem ao Banco de Ração.
Falando pela Câmara Municipal, o Vereador Paulo Hadad destacou que "Campinas passa a ser exemplo para várias cidades de nossa região".
Perdas...
Mudanças nos critérios de distribuição e repasse da Quota Parte do Salário Educação (QSE), provocadas pelo Supremo Tribunal Federal, provocaram perdas dos município do Sul e Sudeste, atingindo Campinas, que perdeu mais de trinta e dois milhões de reais.
Dário Saadi, Vice-Presidente da FNP - Frente Nacional de Prefeitos, esteve, juntamente com outros diretores, em reunião com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
...na Educação
"A reunião teve como objetivo tentar reverter essa situação. Nós colocamos para o Ministro a nossa demanda, e o quanto é importante ter uma compensação ou um período de transição para que Campinas e as outras cidades do Sul e Sudeste não sejam prejudicadas", afirmou Dário.
ORDEM DO DIA
"Nunca é alto o preço a ser pago pelo privilégio de pertencer a si mesmo."
Friedrich Nietzsche