xeque-mate da economia

Futuro

Estéfano Barioni
29/04/2022 às 20:36.
Atualizado em 30/04/2022 às 09:54

A economia funciona com base nas projeções que temos para o futuro (Reprodução)

A economia funciona com base nas projeções que temos para o futuro. De acordo com as expectativas existentes em relação ao futuro, podemos decidir gastar hoje o dinheiro que temos disponível, guardá-lo para um eventual uso no futuro ou investir buscando a possibilidade de gerar receitas posteriores. Essa lógica vale para pessoas e para empresas.

Cenário Positivo

Se as perspectivas para o futuro são boas, as pessoas tendem a consumir mais, pois não temem ficar sem dinheiro no futuro. Do lado das empresas, expectativas de um futuro promissor levam à realização de investimentos para aumentar a capacidade produtiva e aproveitar as oportunidades de crescimento do mercado, com vendas maiores e maior geração de receitas.

FRASE

"Você pode ter dados sem informação, mas você não pode ter informações sem dados"
Daniel Keys Moran, escritor norte-americano

Cenário Negativo

Por outro lado, perspectivas de um futuro complicado levam as pessoas a diminuir o consumo, pois buscam juntar reservas para os dias difíceis que elas acreditam que virão. As empresas deixam de investir em aumento da capacidade, pois não têm esperança de que as vendas aumentem. As principais iniciativas são no sentido de cortar custos e enxugar as operações. 

Projeções

As perspectivas e projeções em relação ao futuro são criadas a partir dos dados atuais e informações disponíveis sobre o momento presente. De acordo com o desempenho atual da economia, que é caracterizado por meio de dados e informações, é possível projetar uma evolução para o futuro, construindo cenários que são mais prováveis de acontecer. O objetivo desse processo não é adivinhar o futuro, mas identificar possíveis tendências de evolução. 

Importância

Por isso os dados, números e informações econômicas geradas diariamente são relevantes. E sua importância é maior ainda pois as projeções que são construídas em cima dos dados acabam tendo repercussões já no presente. Não são apenas um exercício de imaginação. Se uma empresa decide investir e ampliar suas instalações, ela movimenta a economia, gera empregos e renda, produzindo reflexos reais. 

Dados e Informações

Aqui também cabe destacar a diferença entre dados e informações. Dados são elementos, geralmente expressos em termos quantitativos, que representam uma parte da realidade. Informações são dados contextualizados e organizados a partir da aplicação de conhecimento, técnica e experiência, de modo a dar sentido ou uma explicação a algum fenômeno. 

PIB

Por exemplo, foi divulgado o resultado preliminar do PIB trimestral dos Estados Unidos. Nos primeiros três meses de 2022, o produto interno bruto dos Estados Unidos teve uma variação de - 1,4% (em bases anualizadas). Esse é um dado. As medições da contabilidade geral da economia norte-americana revelaram que o PIB teve retração de 1,4% no primeiro trimestre do ano. 

PIB 2

A informação por trás desse dado é mais profunda. Primeiro, o resultado foi surpreendente, pois a expectativa dos analistas de mercado era de um crescimento de 1,1%. Não se esperava uma contração. Excetuando-se o período mais grave da pandemia, em 2020, a última vez em que o PIB trimestral dos Estados Unidos registrou uma retração foi em maio de 2015.

Política Monetária 

Apesar de ser um dado teoricamente ruim, mostrando um fraco desempenho econômico, o mercado reagiu com valorização das principais ações. O motivo por trás disso é que uma retração econômica pode evitar que o banco central dos Estados Unidos adote uma política monetária fortemente contracionista ao longo do ano, como estava sendo previsto. 

Tomada de Decisão

O aumento dos juros combate a inflação, mas prejudica a expansão econômica. Portanto, um fraco resultado econômico seria uma contraindicação ao aperto monetário. Esse é apenas um exemplo. Existem outros dados a serem considerados, organizados e contextualizados para que possam ser transformados em informações, e combinados para formar projeções para o futuro e embasar as tomadas de decisão no momento presente.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por