XEQUE-MATE

França para Senado

Luiz Saviani Rey
29/06/2022 às 09:06.
Atualizado em 29/06/2022 às 09:06
França abdica da disputa ao governo do Estado que tanto acalentou desde o final do ano passado (Divulgação)

França abdica da disputa ao governo do Estado que tanto acalentou desde o final do ano passado (Divulgação)

Duas das principais lideranças do PSB campineiro, o ex-prefeito Jonas Donizette e o vice-prefeito Wanderley de Almeida, o Wandão, confirmaram ontem, o deslocamento da candidatura de Márcio França a governador para uma cadeira no Senado, por São Paulo. Jonas, em entrevista, pela manhã, à Rádio Bandeirantes de Campinas. Wandão, em suas redes sociais, analisando artigo do jornalista Lauro Jardim, de O Globo. Uma informação que já havia sido sustentada e antecipada pela coluna Xeque-Mate. 

JONAS, VICE DE HADDAD

Com as articulações dentro da aliança PT/PSB para a nova postulação de Márcio França, retornou ontem ao âmbito político estadual e local a informação de que ruma para um acordo mais definitivo a indicação do ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette para ser o vice-governador na chapa de Fernando Haddad, o candidato indicado pelo PT para a disputa do Palácio dos Bandeirantes. Fato ou mera especulação? Jonas já teria acertado com França e Lula o formato da chapa. 

FRASE

“Campinas tem locais atraentes que devem ser roteiros culturais, históricos e ambientais”.

Permínio Monteiro, vereador do (PSB)

COSTURA COM TEMER

Uma aproximação possível em nível nacional entre Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Michel Temer começou a ser trabalhada ontem pelo vice na chapa presidencial de Lula, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin.

************

Alckmin manteve recente e longo encontro com Temer em restaurante de São Paulo para costurar a reaproximação com Lula. 

O MEC EM XEQUE

A instauração da CPI do MEC, encabeçada pelo senador acreano Randolfe Rodrigues (Rede), pode não encontrar caminhos confortáveis e enfrentar dificuldades, além de se arrastar por meses, a despeito do pedido protocolado.

O MEC EM XEQUE 2

Senadores vinculados a Jair Bolsonaro encontraram uma forma de obstáculo à proposta. Liderados pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), um grupo de parlamentares cobra a criação de outras três CPIs que antecedem o pedido de CPI do MEC.

ORDEM UNIDA

João Doria, ex-governador de São Paulo, buscou ontem chamar as lideranças paulistas do PSDB a uma ordem unida e à união de forças em torno do governador Rodrigo Garcia, seu ex-vice e candidato aos Bandeirantes.

ORDEM UNIDA 2

Em entrevista a jornalistas da CNN, Doria proclamou: “O futuro do PSDB depende da eleição do governador Rodrigo Garcia”. Com sua fala, Doria demonstra fidelidade aos tucanos, a despeito de ter sido defenestrado da candidatura a presidente.

************

Entre os tucanos paulistas, muitos infiéis buscando aliança e apoio a outros partidos e candidatos.

DATENA EM CENA

O apresentador José Luiz Datena anunciou ontem suas férias na TV, um indicativo de que prepara a candidatura ao Senado na chapa paulista de Tarcísio Gomes de Freitas, candidato aos Bandeirantes pelo Republicanos.

ROTA TURÍSTICA

A Câmara Municipal vota na noite de hoje, em primeira análise, projeto de lei do vereador Permínio Monteiro (PSB) visando à criação da Rota Turística das Águas na região Sul de Campinas, junto ao Parque Jambeiro e áreas próximas.

✔ Morreu ontem aos 93 anos Célio Borja, advogado e parlamentar ligado ao regime militar de 1964. Foi presidente da Câmara dos Deputados pela extinta Arena e ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado pelo ex-presidente José Sarney. Ocupou o ministério da Justiça no governo Fernando Collor de Mello.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por