Adeus (Freepik)
Neste último e derradeiro dia do ano de dois mil e vinte e três, "XEQUE-MATE" abre a "Coluna" agradecendo a seus leitores e leitoras que, diariamente, buscam informações das ações políticas da cidade e as atividades de seus atores principais, dando aval e prestígio à sua proposta e conduta durante o ano que se finda.
Sua preocupação primeira é a imparcialidade, abrindo espaço para todas as tendências ideológicas, divulgando ações, propostas e posicionamentos, respeitando convicções, divulgando seus fundamentos e suas razões.
...de ano
Tem como princípio e regra a busca do que está escondido na notícia.
À "Coluna" interessa o que não está contido formalmente na divulgação de um fato, mas sim aquilo que está por traz, ou seja, a curiosidade e novidade não encontradas em outra fonte de informação.
O ano que se inicia amanhã será pródigo e intenso na atividade política, pois enfrentaremos um processo eleitoral que envolverá toda a cidade, e a atenção e acompanhamento de suas ações será a preocupação, abrindo espaços para todas as correntes envolvidas na disputa, sem parcialidades nem simpatias.
Janela...
Segundo a legislação eleitoral, os políticos com mandatos eletivos podem, em ano eleitoral, fazerem troca de partido sem correrem o risco de perderem seus mandatos quando disputarem reeleição. Essa possibilidade, no jargão político, chama-se "janela partidária".
...Partidária
Para as eleições municipais do ano que vem, o prazo para troca de partidos permitido pela "janela" terá início no dia seis de março e terminado em seis de abril, seis meses antes do dia da eleição, que será dia seis de outubro.
Trocas...
Na Câmara Municipal, onde suas trinta e três cadeiras estarão em disputa, já se comenta nos corredores que vários parlamentares estão de "malas prontas" para mudarem, cujas trocas de Partidos serão objetivadas o próximo pleito e busca de reeleições.
...possíveis
O Presidente da Casa, Vereador Luiz Carlos Rossini deverá deixar o PV e filiar-se ao Republicanos; o Vereador Paulo Haddad, comenta-se, deve sair do Cidadania e se filiar ao PSD; o Vereador Luiz Cirilo, atualmente no PSDB, deve se filiar ao Podemos; Marcelo Silva sairá do PSD para se filiar ao PP e o Vereador Marrom Cunha deverá sair do Solidariedade para se filiar ao MDB.
A conferir.
Palácio...
A cobiçada cadeira ocupada pelo Prefeito Dário Saadi será a mais disputada nas eleições do ano que vem.
Campinas, com um orçamento de nove bilhões e trezentos milhões de reais e um eleitorado perto dos novecentos mil eleitores, será disputada com "unhas e dentes" pelos Partidos, e certamente a disputa acirrada entre "direita" e "esquerda" estará presente de formas muito intensa.
...dos Jequitibás
Há que se considerar que as alianças que ocorrem nas disputas municipais são estranhas e podem reunir as duas correntes no mesmo lado.
Em Campinas, a aliança vencedora na eleição passada, e que se repetirá, entre Republicano, do Prefeito Dário, e PSB do Vice Wandão desafia a coerência, mas na prática vem dando certo, restando saber como se comportará o eleitorado.
As "esquerdas" estarão unidas apresentando o ex-Vereador Pedro Tourinho, e Rafa Zimbaldi, bem-posicionado nas pesquisas, é nome certo para a disputa.
Esperar para ver.
ORDEM DO DIA
"Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice, fazer uso dele."
Jean-Jacques Rousseau