XEQUE-MATE

Fica no Republicanos

Luiz Saviani Rey
17/05/2022 às 09:55.
Atualizado em 17/05/2022 às 09:55

O prefeito Dário Saadi cumpre uma de suas promessas de campanha de melhorar o ambiente de negócios, (Prefeitura de Campinas)

O prefeito Dário Saadi pegou ontem nas mãos um extintor de incêndios para apagar as fortes chamas e a fumaça da boataria que se espalhou nos meios políticos da cidade, desde a última quinta-feira, de que estaria disposto a uma troca de partido, aceitando um provável convite do PSB. Os comentários foram muitos e intensos, envolveu base e lideranças de vários partidos. Dário, no entanto, refutou as informações e garantiu não haver nos horizontes chances de abandonar as fileiras do Republicanos. 

NOITE DOS TUCANOS

Os tucanos terão hoje um dia, ou noite, decisivo para o futuro do partido na atual corrida pela Presidência da República. Em meio a troca de falas e de cartas, o PSDB se depara com a muralha que João Doria reergueu neste final de semana, em defesa dos votos que obteve nas prévias do partido, e que o consagram candidato ao Planalto. A carta de João Doria, solicita dos tucanos respeito à decisão dos 17 mil votantes, e fala em “tentativa de golpe” para alijá-lo da disputa. 

A FRASE

“É prevalecer a vontade, democraticamente, manifestada pela imensa maioria dos filiados do PSDB”.

João Doria, candidato do PSDB à Presidência

NOS TRIBUNAIS?

A mais recente manifestação de João Doria, ante as negociações do PSDB com o MDB e o Cidadania, por uma candidatura de terceira via, traz sua assinatura. É um documento de 8 laudas.

CARTA OU PETIÇÃO?

A carta física, porém, é redigida em papel timbrado, com a chancela do escritório do advogado Arthur Rollo - conhecido do público campineiro.

CARTA OU PETIÇÃO? 2

A carta tem mais a estrutura e a aparência de uma petição inicial. É narrativa, mas traz fundamentação jurídica sobre a constituição dos partidos políticos, sobre deveres de filiados, sobre a doutrina do PSDB e a solidez das convenções e prévias partidárias. É co-assinada por Arthur Rollo.

TEMOR DE RUPTURA

O temor da cúpula do PSDB reside na possibilidade da judicialização do processo, com Doria partindo para a busca do respaldo legal obtido em tribunal, caso seja substituído no processo eleitoral. Mais que isso, os tucanos temem ruptura que leve Doria a outra aliança.

RECADO DE TEBET

Enquanto os tucanos se dobram sobre os reclamos de Doria, a senadora Simone Tebet, do MDB-MS - com quem a aliança PSDB-MDB-Cidadania sonha para a candidatura à Presidência -, manda recado: “João Doria é problema do PSDB. Estou à disposição para ser cabeça de chapa ou vice”.

INDEPENDÊNCIA 200

A Câmara dos Deputados já iniciou a programação para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, em 7 de setembro próximo.

INDEPENDÊNCIA 200

Uma série de eventos, como reuniões temáticas, sessões solenes e especiais, exposições, concursos e lançamentos de publicações está marcada para acontecer entre as próximas semanas e a data comemorativa. Um selo para marcar a efeméride já foi cunhado na Câmara Federal.

MONUMENTO

A vereadora Debora Palermo (PSC) protocolou projeto de lei na Câmara Municipal, instituindo homenagem às vítimas da Pandemia da Covid-19 em Campinas.

MONUMENTO 2

A homenagem de Debora Palermo será na forma de um monumento com memorial. De acordo com os dados da Prefeitura, 5.077 pessoas faleceram no município em virtude da doença até 11 de maio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por