XEQUE-MATE / POR LUIZ SAVIANI REY

FHC sinaliza apoio a Lula

Luiz Saviani Rey
23/09/2022 às 10:28.
Atualizado em 23/09/2022 às 10:28
Fernando Henrique Cardoso (Valter Campanato/ Agência Brasil)

Fernando Henrique Cardoso (Valter Campanato/ Agência Brasil)

A surpresa política da tarde desta quinta-feira, 22, residiu na nota emitida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, posicionando-se sobre as eleições presidenciais de 2 de outubro. Sem citar o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, FHC manifesta sua defesa da democracia, do respeito às instituições públicas e dos direitos humanos.

Aos 91 anos, o ex-presidente sinaliza, com a nota, não apenas provável apoio a Lula em eventual 2º turno, como estimula tucanos a ele agregados a seguir sua opção. 

FHC SINALIZA APOIO A LULA

A manifestação de FHC se deu por meio do Twitter. Há uma semana, ele foi procurado por líderes do PT para que quebrasse a espinha dorsal do tucanato, que apoia a candidatura do MDB, de Simonte Tebet, e lançasse apoio explícito a Lula. Os tucanos, contudo, se veem atados a Tebet por conta da presença em sua chapa de Mara Gabrilli (PSDB), na qualidade de vice-presidente. A dez dias da eleição, a nota de FHC é mais que um voucher a liberar o voto de tucanos. 

FRASE

“Peço aos eleitores que votem em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade.”

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República

QUEM VAI COM QUEM

Na corrida estadual para o Palácio dos Bandeirantes, visões diferenciadas entre os candidatos Rodrigo Garcia (PSDB) e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) levam a expectativa única.

QUEM VAI COM QUEM

Enquanto o candidato de Bolsonaro atua sobre um eventual 2<SC210,186> turno com Fernando Haddad (PT), Garcia aposta no repentino crescimento na campanha - que o retirou do incômodo terceiro lugar e o colocou em empate técnico com Tarcísio - para ser ele a disputar com Haddad.

FALTOU ‘COLINHA’

Em debate ontem, na TV Vanguarda, Tarcísio Gomes de Freitas não soube responder à pergunta sobre seu local de votação no Estado de São Paulo. O esquecimento virou munição para adversários do candidato carioca.

FALTOU ‘COLINHA’ 2

Tarcísio conseguiu se lembrar apenas de que o local em que vota “é uma escola em São José dos Campos”. O jornal O Globo chegou a sugerir “uma colinha” para o candidato.

MUDANÇA DE ROTA

O comando paulista da campanha de Jair Bolsonaro decidiu modificar o trajeto da motociata que o trará ao Largo do Rosário, na manhã deste sábado.

MUDANÇA DE ROTA

Antes previsto para dar a partida desde o Aeroporto Internacional de Viracopos, o roteiro da motociata com Bolsonaro partirá de concentração na Zeferino Vaz, o “Tapetão”, às 7h.

CARREATA NO SÁBADO

Pedro Tourinho, candidato a deputado federal pelo PT campineiro, comanda carreata na tarde deste sábado, no Residencial Cosmo/Sirius, no Distrito do Campo Grande.

GARANTINDO VACINA

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, na qualidade de vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a área da Saúde, garantiu a regularização do abastecimento dos municípios com as vacinas BCG e CoronaVac para as próximas semanas.

***********

Saadi reuniu-se ontem, em Brasília, com o secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

OUVIDORIA DO SUS

A vereadora Guida Calixto (PT) propôs à Câmara projeto para a criação de Ouvidoria específica para acolher demandas, queixas, sugestões e elogios dos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) de Campinas.

OUVIDORIA DO SUS

“Ouvidorias são instituições previstas em lei. Ampliam a capacidade do cidadão ter relações estratégicas com o Estado, ao facilitar a fiscalização sobre serviços públicos”, diz ela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por