XEQUE-MATE DO ESPORTE

Festa

Paulo Reda
31/03/2024 às 10:54.
Atualizado em 31/03/2024 às 10:54

Guarani (Reprodução)

O Guarani completa 113 anos na terça-feira, mas a festa está programada para acontecer sábado, dia 6, no Brinco de Ouro, das 17h às 22h. O acesso será pelo portão principal do estádio, com entrada liberada ao campo até o gol da cabeceira sul. O clube anunciará dois novos patrocinadores. Além de música ao vivo, 500 litros de chope e brinquedos para as crianças, o evento terá também ações sociais, como doação de sangue. Várias equipes amadoras do Guarani estarão presentes.

Futevôlei

O ex-lateral-esquerdo Rubens Cardoso, que se destacou com a camisa do Guarani durante os anos de 1990, e também passou por outras equipes, como o Palmeiras, está atualmente à frente do projeto de futevôlei que é desenvolvido pelo clube. O time vai participar neste ano da Copa Paulista da modalidade, que terá transmissão do BandSports. A primeira rodada acontecerá nos dias 26 e 27 de abril.

FRASE

“Estou muito triste pelo que aconteceu e por ter decepcionado o clube”

Robert Renan, zagueiro do Internacional-RS

Futebol e Regime Militar

O Brasil reserva em pleno domingo de páscoa um momento para reflexão. São completados 60 anos da queda de João Goulart e ascensão de Marechal Castello Branco como presidente. Foram 21 anos com presidentes militares. Que geraram consequências para o futebol. Começou com a demissão do técnico João Saldanha em março de 1970, cuja queda foi precedida por uma declaração em que Saldanha afirmava que a escalação do time era de sua responsabilidade enquanto que o presidente Médici escalava o ministério. Foi a porta de entrada de Zagallo.

Futebol e Regime Militar 1

A saída de Saldanha foi o suficiente para promover uma revolução na comissão técnica, a maioria com patente militar. Para citar os mais conhecidos podemos lembrar os preparadores físicos Kleber Camerino e Benedito José Beonetti, ambos capitães. A preparação de goleiros era de Raul Carlesso, subtenente. A supervisão técnica ficou com o capitão Cláudio Coutinho, enquanto que o major Roberto Guarany, era o responsável pela segurança e Jerônimo Bastos, majorbrigadeiro, o chefe da delegação. A vitória no México em 1970 deu o respaldo para a continuidade da presença de militares dentro da estrutura do futebol.

Futebol e Regime Militar 2

Cláudio Coutinho ganhou a confiança dos donos do poder e no final conseguiu dirigir a Seleção Brasileira na Copa de 1978, na Argentina. Tudo respaldado pelo então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, Almirante Heleno Nunes. O saldo final foi o terceiro lugar sem uma derrota e que ficou conhecido como “campeão moral”.

Futebol e Regime Militar 3

Não foi apenas no gramado que os militares influenciaram com suas medidas e decisões. O Governo Federal respaldou a construção de uma série de estádios em que a característica em comum era de apresentar grande capacidade de público. Inaugurado em cinco de setembro de 1965, o Mineirão, intitulado de Gigante da Pampulha, recebia públicos acima de 100 mil pagantes. Em Campo Grande-MS, o estádio Morenão foi inaugurado a partir do dia 7 de março de 1971. Sua capacidade comportava até 55 mil pagantes. Já o estádio municipal de Uberlândia, o Parque do Sabiá, inaugurado em 27 de maio de 1982, tinha projeção de contar com mais de 70 mil pagantes.

Futebol e Política

Ao contrário do futebol atual, com duas divisões com 20 clubes cada uma, os campeonatos nacionais da década de 1970 eram um verdadeiro Trem da Alegria. Tudo para contentar os donos do poder, sustentados pela Arena, o poder ligado ao Governo Federal.

Inspiração

Considerada uma das principais promessas do Palmeiras, Luis Guilherme revelou quem é a sua maior inspiração no futebol: Lionel Messi. O jovem atacante, que completou 18 anos em fevereiro e tem sido alvo constante de sondagens de diversos clubes europeus, afirmou, em entrevista ao jornal espanhol AS, que considera o astro argentino o melhor jogador do mundo. "Messi é o jogador que mais me agrada e aquele que sempre sigo. Para mim, ele é o melhor do mundo", disse.

COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por