Presidentes nacionais do PSDB e do Cidadania, Bruno Araújo e Roberto Freire (Reprodução)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta a criação de Federação Partidária entre PSDB e Cidadania, referendando pedido que deu entrada na quarta-feira, 11, e foi relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski. Dúvida agora é saber se os tucanos seguirão, efetivamente, o que foi definido pelo Cidadania, ou seja, o apoio à senadora Simone Tebet (MDB-MS) como candidata da terceira via à Presidência da República. Dirigentes nacionais do PSDB ainda negociam. Forte ala defende candidatura própria.
CASAMENTO FORÇADO
As Federações Partidárias, uma nova forma de aliança ou de coligação, teve a sua aprovação em novembro de 2021, mas sensibilizou poucos partidos até agora. O grande empecilho reside no fato de que, uma vez firmado o acordo, os signatários terão que se suportar por quatro anos, havendo sanções para os que fugirem das regras da composição. É como se fosse partido único, sigla compacta, que não pode se mover de acordo com interesses de alas individuais.
FRASE
"Como se define alguém que se tornou um símbolo? Não é possível. Jacó Bittar personificou o ideal de uma geração”.
Wanderley de Almeida, o Wandão, vice-prefeito de Campinas
UNIDOS PARA SEMPRE
A união de PSDB e Cidadania forma, agora, a oitava maior bancada na Câmara Federal, com 61 deputados, que deverão atuar em conjunto até 2026 - como um único partido.
UNIDOS PARA SEMPRE 2
PSDB e Cidadania irão, também, compartilhar verbas do bilionário Fundo Partidário e tempo no horário eleitoral do rádio e da TV.
ACORDO PAULISTA
É provável que Lula, Geraldo Alckmin e Márcio França tenham conversado ontem sobre a condição de dupla candidatura para o governo de São Paulo, na aliança PT/PSB. Havia encontro marcado entre eles. Chegaram juntos ao velório de Jacó Bittar.
ECUMENISMO
A morte de Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas e ex-líder petroleiro que ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e o Sindipetro, produziu pesar e uma pausa abrupta na vida política do país.
ECUMENISMO 2
Políticos de vários partidos e coloração diferenciada deslocaram-se de suas bases ou de locais em que se encontravam em campanha para a despedida de Bittar
ECUMENISMO 3
A cerimônia que antecedeu o sepultamento de Bittar reuniu figuras como Luiz Inácio Lula da Silva - seu amigo e companheiro das campanhas salarias de metalúrgicos e petroleiros - Geraldo Alckmin, Rodrigo Garcia, Márcio França e Fernando Haddad.
ECUMENISMO 4
Presentes o prefeito Dário Saadi, o líder estadual do PSB, Jonas Donizette, o presidente da Câmara Municipal, Zé Carlos, e o vice-prefeito Wanderley de Almeida, que fez sensível manifestação em suas redes sociais. Wandão é cria política de Jacó Bittar.
BOICOTADO
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux foi forçado a cancelar palestra em Bento Gonçalves, RS. Empresários que participariam do evento assumiram o discurso de Bolsonaro contra o STF e acenaram com boicote.
ARENA
A CNN irá realizar o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República em 6 de agosto. Será transmitido pela TV e pelas plataformas digitais da emissora.
TOMA UM DREHER
O deputado estadual Rafa Zimbaldi teve um dia de trabalho diferenciado ontem. Deu duro: precisou parar o carro e trocar o pneu furado.