xeque-mate economia / por estéfano barioni

Expectativas

Estéfano Barioni
13/07/2022 às 21:05.
Atualizado em 14/07/2022 às 08:30

As expectativas em relação ao futuro de empresários, investidores e consumidores, e suas percepções sobre as condições econômicas internas e externas, têm o poder de mudar o rumo dos eventos (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

As expectativas sobre o futuro são importantes em todas as áreas, mas em economia elas adquirem especial importância porque não ajudam somente a escrever o futuro, mas também contribuem para definir o presente. As expectativas em relação ao futuro de empresários, investidores e consumidores, e suas percepções sobre as condições econômicas internas e externas, têm o poder de mudar o rumo dos eventos. 

Expectativas 2

Esse efeito não se trata de autoconvencimento, do tipo "acredite e um dia acontecerá". Trata-se de um efeito bastante real, causado pelo comportamento que diversos agentes econômicos adotam de acordo com as suas expectativas de futuro. Os comportamentos adotados contribuem para a realização das expectativas. 

FRASE

"Expectativas altas são a chave para tudo."
Sam Walton, empresário norte-americano

Otimismo

Empresários que têm uma visão otimista do futuro, esperam que as vendas aumentem, o que cria oportunidades de crescimento do negócio. Então resolvem investir, ampliando a capacidade produtiva, gerando novos empregos, movimentando a economia e aumentando a renda agregada. O comportamento adotado contribui para o aumento da atividade econômica e aumenta as chances de que a visão otimista se concretize. 

Pessimismo

O contrário é verdadeiro. Quando os empresários têm uma visão pessimista do futuro, acreditando que o crédito ficará mais escasso e caro, os mercados irão encolher e as vendas vão se reduzir, eles passam a adotar comportamentos defensivos. Adiam investimentos e podem até reduzir ou eliminar a produção dos itens menos rentáveis. Empregos deixam de ser criados e podem até ser eliminados, contribuindo para redução do nível de renda e de atividade econômica. 

Consumidor

Do lado do consumidor, o mesmo acontece. Se eu acredito que o futuro será próspero, eu posso decidir comprar uma TV grande e cara para assistir os jogos da Copa do Mundo. Se eu acho que o futuro será difícil, eu decido guardar o meu dinheiro para enfrentar as dificuldades que virão e a TV permanece na loja. O meu comportamento, baseado no que eu acho que vai acontecer no futuro, tem efeitos práticos e reais na economia hoje. 

Empreendedor

É claro que existem pessoas naturalmente mais otimistas que outras. Geralmente, essas são as pessoas que assumem mais riscos e que mais empreendem, ajudando a aumentar o nível de atividade no futuro e também no presente. Essas pessoas são muito importantes para o desenvolvimento de uma nação.

Coletivo

O problema é que não dá para uma pessoa simplesmente decidir que terá uma visão otimista ou pessimista sobre o futuro. Mas muitas vezes o otimismo ou pessimismo acaba se impondo, dependendo das circunstâncias e do sentimento coletivo. Mesmo porque os efeitos econômicos de comportamentos otimistas ou pessimistas só são sentidos quando vários agentes adotam esses comportamentos. Uma andorinha só, não faz verão. 

Confiança

É por tudo isso que os sentimentos gerais dos agentes econômicos são constantemente monitorados através dos índices de confiança de empresários e consumidores. Trata-se de uma espécie de termômetro da economia, uma forma de medir o otimismo desses agentes e prever que tipo de comportamento eles adotarão. 

Sentimento

Recentemente, temos visto uma piora geral nas expectativas mundiais dos agentes econômicos em relação ao futuro. Isso vale tanto para as expectativas em relação às condições econômicas mundiais como em relação ao desempenho econômico dos países individualmente. A preocupação geral é a inflação e os efeitos que o combate a ela acabará produzindo. 

Brasil

No Brasil, alguns índices de confiança têm se recuperado ainda no impulso da reabertura da economia, mas na maioria ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia e muitos estão com um viés mais negativo do que positivo. Um dos papéis do governo é o de ser um catalisador das expectativas positivas, o que pode ser feito através de uma gestão adequada, responsável e comprometida.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por